segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Beato Francisco Gárate (Irmão das Cortesias), Religioso (+1929) / O Grande Martírio de Nagasaki (+1622), 10 de Setembro



Nasceu em Azpeitia (Espanha) em 1857 e fez sua catequese com os jesuítas no Santuário de Loyola. A pedido deles foi admitido como servente no Colégio N.S. de Orduña e ali mesmo decidiu sua vocação. Por terem sido os jesuítas expulsos da Espanha em 1868, foi preciso que caminhasse até Poyanne, França, para entrar no noviciado.
Dando mostras de simplicidade, maturidade e responsabilidade, fez seus primeiros votos em 1876 e, após breve preparação, foi enviado para La Guardia, onde foi enfermeiro e sacristão no Colégio Santiago. Sempre alegre e paciente, era exemplo de delicadeza e abnegação. Intensa vida de fé e oração, constante serviço ao próximo, humildade, abnegação e mortificação foram sua marca como porteiro. Morreu em 1929, vítima de um tumor na próstata. Foi beatificado por João Paulo II em 1985.
Padre, faço aquilo que posso; o resto, o Senhor, que é quem pode tudo, o fará. Com a ajuda D’Ele tudo é leve e suave, pois servimos a bom Amo.

Fontes:

O Grande Martírio de Nagasaki


Nossa Senhora do Japão

Este grupo é assim denominado em razão do grande número de vítimas, todas martirizadas em Nagasaki, Japão, nos dias 10 e 11 de setembro de 1622. Trinta cristãos foram decapitados, a maioria mulheres ou crianças, filhos dos mártires destinados à fogueira; destes, seis meninos entre 3 e 12 anos de idade. Em seguida, foram queimados "em fogo brando" uma mulher e vinte e quatro homens, leigos japoneses e coreanos, e também missionários estrangeiros. Todos eles foram beatificados em 1867.

Dentre eles:
Bem-aventurada Inês Takeya. Viúva japonesa convertida à fé cristã, assim como seu marido, Cosme Takeyz,havia sido. Foi presa em 1618 por ter abrigado missionários cristãos. Juntamente com eles, Inês morreu martirizada em 1622, aos 45 anos: ela foi decapitada ao lado de trinta companheiros e companheiras, enquanto outros vinte e cinco eram queimados vivos.
Bem-aventurado Ricardo de Sant'Anna Flamand. Filho de espanhóis, ele era alfaiate em Bruxelas, Bélgica. Tornou-se franciscano e foi enviado ao México. Transferido para as Filipinas, ele foi ordenado sacerdote em Cebu. Estava no Japão havia nove anos.
Bem-aventurado José de São Jacinto. Nativo de Villaréal, na cidade de Mancha (Espanha), ele era vigário provincial das missões dominicanas no Japão e falava o idioma japonês à perfeição.
Bem-aventurado Carlos Spinola. Nascido em Praga, ele pertencia à nobre família italiana dos Spinola. Tornou-se jesuíta em 1584 e foi enviado às missões japonesas dez anos mais tarde. Trabalhou durante um quarto de século, até 1618, quando foi preso. Permaneceu aprisionado durante quatro anos.

Fontes:

Nenhum comentário: