terça-feira, 16 de setembro de 2008

Celebração dos Estigmas de São Francisco de Assis, 17 de Setembro


Dois anos antes de sua morte, São Francisco de Assis estava retirado na Toscana com cinco de seus Irmãos, no Monte Alverne, a fim de ali celebrar a Assunção da Santíssima Virgem Maria, e de preparar a festa do Arcanjo São Miguel, iniciando um jejum de quarenta dias.
Era a época da festa da Exaltação da Santa Cruz. São Francisco orava com os braços estendidos esperando a aurora, ajoelhado diante de sua cela. “Ó Senhor Jesus Cristo, disse ele, conceda-me duas graças antes que eu morra. Tanto quanto for possível, que na minha alma e também no meu corpo, eu possa experimentar os sofrimentos que Tu tiveste que sofrer na Tua cruel Paixão, e sentir este amor sem medidas que Te conduziu, Filho de Deus, a sofrer tantas penas por nós, pecadores miseráveis!”
Enquanto ele estava recolhido, contemplando os sofrimentos do Salvador, eis que ele viu descer do Céu um serafim sob a forma de um homem crucificado, pregado a uma cruz. Este espírito celeste possuía oito asas de fogo, das quais duas se elevavam sobre sua cabeça, duas se estendiam horizontalmente, enquanto que outras duas estendiam-se para voar e as duas últimas recobriam-lhe o corpo todo. Diante deste estranho espetáculo, a alma de Francisco experimentou um misto de alegria e dor. O serafim aproximou-se dele e cinco raios de luz e fogo jorraram das cinco chagas do anjo crucificado e atingiram o lado, as mãos e os pés do Santo, nele imprimindo para sempre a marca dos estigmas sagrados de Nosso Senhor.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fonte:

Nenhum comentário: