segunda-feira, 22 de setembro de 2008

São Firmino, Bispo de Amiens e Mártir, 25 de Setembro



Estátua de São Firmino, Catedral de Amiens, França

(Século II)  O pai e a mãe de São Firmino, que eram os mais ricos e consideráveis da cidade de Pamplona, Espanha, no fim do Século I, converteram-se à fé cristã por Santo Honesto, padre de Toulouse e discípulo de São Saturnino. 
Convencidos de que o bom desenvolvimento depende da educação recebida na infância, eles confiaram o filho a este santo eclesiástico, que o instruiu e fez com que ele o acompanhasse em suas missões apostólicas.
Sacerdote aos vinte e quatro anos, Firmino conheceu tanto sucesso através de suas pregações que Santo Honório, sucessor de São Saturnino em Toulouse, ordenou-o bispo para evangelizar os pagãos. O bispo missionário percorreu a Gália, evangelizou as regiões de Agen, Clermont, Angers, Beauvais, sofrendo diversas vezes a perseguição, levando surras de vara, preso a correntes, atirado aos calabouços. Amiens foi a última e mais gloriosa etapa do seu apostolado, onde Firmino fixou sua Sé. Desde os primeiros dias, o senador Faustiniano foi convertido juntamente com toda a sua família. 
Firmino unia ao charme de sua eloqüência o testemunho invencível de uma multidão de milagres. Um dia era um homem com problemas de visão que ficava curado; no dia seguinte, dois leprosos; depois, eram cegos, coxos, surdos, mudos, paralíticos, pessoas possuídas pelo demônio. Pouco tempo depois de sua chegada, os templos de Júpiter e de Mercúrio tornaram-se completamente desertos. Firmino acabou sendo decapitado.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano, Tours, Mame, 1950.

Nenhum comentário: