terça-feira, 9 de setembro de 2008

Santo João Gabriel Perboyre, 11 de Setembro



João Gabriel Perboyre nasceu em 05 de janeiro de 1802, em Mongesty, na diocese de Cahors, França, numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai.
Mas o menino era muito piedoso demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luiz e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo, para se tornar um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. Depois, também, duas de suas irmãs ingressam na Congregação das Filhas da Caridade. Uma outra irmã, logo após entrar para as Carmelitas, adoeceu e morreu.
João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos Seminários Vicentinos. Porém, desejava ser missionário na China, onde os vicentinos atuavam e, recentemente, o Padre Clet fora martirizado.
Em 1832, seu irmão, Padre Luiz, foi designado para lá, mas morreu em pleno mar, antes de chegar nas Missões da China. Então João Gabriel pediu para substitui-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, ele chegou à cidade de Macau, deixando assim registrado: " Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a se disfarçar de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto, foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.
Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado Santo pelo Papa João Paulo II, em 1996. É festejado no dia de sua morte.

Fontes:
http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=11/09
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/img/19960602_jean-gabriel_perboyre.jpg

Nenhum comentário: