terça-feira, 30 de setembro de 2008

Santos Anjos da Guarda, 2 de Outubro



A rigor, a memória litúrgica de hoje não pode se referir a “santo” no sentido de homens que nos são propostos como modelos de Igreja. Os anjos são puros espíritos, não são homens. Os anjos da guarda, também chamados de anjos custódios, são comemorados na liturgia desde o ano de 1508, quando o papa Leão X aprovou o ofício composto pelo franciscano João Colombi para a península ibérica. Daí o culto litúrgico aos santos anjos da guarda se espalhou pelo mundo inteiro. A palavra anjo, que em português, tem também o equivalente Ângelo, usado como nome próprio, é oriunda do grego e significa “enviado”ou mensageiro divino. Já no Antigo Testamento os anjos aparecem repetidamente. No Novo Testamento também aparecem anjos, já anunciando o nascimento de João Batista, como também o nascimento de Jesus Cristo. Por ocasião do nascimento de Jesus, os anjos cantaram “Glória a Deus nas alturas”.
Muitas são as referências aos anjos no Novo Testamento. Mas o fundamento da crença comum de que cada pessoa tem um anjo da guarda tem seus fundamentos também na Bíblia. O salmo 90, que se refere ao futuro Messias, fala explicitamente que Deus mandou seus anjos guardar o Messias: “Em todos os seus passos, eles o sustentarão em suas mãos para que não tropece em alguma pedra”. Aliás, durante as tentações de Jesus, o demônio cita esse salmo para induzir Jesus a lançar-se do pináculo do templo. Sendo Jesus Cristo o primogênito de toda a criatura, nosso irmão e modelo, por dedução cada pessoa deve ter o seu anjo da guarda. Jesus, certa vez, falando das crianças, disse: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).

(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

Oração do Anjo da Guarda: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém".

Fontes:

Nenhum comentário: