segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Santos Proto e Jacinto (mártires), 11 de Setembro

Segundo o martirológio romano, “Em Roma, na antiga via Salária, no cemitério de Basila, (deu-se) o natalício dos irmãos mártires Proto e Jacinto, eunucos da bem-aventurada Eugênia. Descobertos como cristãos sob o imperador Galieno, receberam ordem de sacrificar. Como recusassem fazê-lo, foram duramente açoitados, e logo em seguida degolados”.
Em 1845, arqueólogos encontraram intacto o túmulo de um santo mártir, onde se podia ler a inscrição latina: “Deposição em 11 de setembro de Jacinto mártir”. Agora poderia ser esclarecido o destino das relíquias dos dois santos.
Julgava-se que suas relíquias estivessem em Roma, na Igreja de São João dos Florentinos. Após muitos séculos descobriu-se na catacumba da Basila, a oeste da via Salária, o túmulo, ainda intacto, de São Jacinto, com seu nome, exatamente como o martirológio havia registrado desde tempos imemoriais. Perto dali encontrou-se um fragmento de pedra com a inscrição “Sepulcro de Proto M.” Confirmava-se, assim, que o túmulo de São Proto estaria nos arredores. Sem demora, os estudiosos inteiraram-se de como seus antecessores transladaram para a sobredita igreja apenas as relíquias de São Proto. Quando tentaram entrar no túmulo, este ruiu inteiramente, atestando que estava vazio, contendo apenas alguns fios de ouro, único resto do tecido que teriam envolvido os ossos do santo.
Galieno, o imperador em cujo reinado se deu o martírio dos dois irmãos, era filho do perseguidor Valeriano (253-260) e reinou de 260-268. Foi muito tolerante para com os cristãos, tendo proclamado o primeiro edito de tolerância para com o cristianismo. Mesmo assim houve atos de hostilidade isolados sob seu governo. Santa Eugênia, a quem São Proto e São Jacinto serviam, também é comemorada como mártir no dia 25 de dezembro, tendo sofrido o martírio sob o mesmo imperador.

(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

Fontes:
http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_setembro.html
http://hodiemecum.hautetfort.com/archive/2007/week37/index.html

Nenhum comentário: