segunda-feira, 1 de setembro de 2008

São Clodoaldo, 7 de Setembro


Clodoaldo, primeiro príncipe francês a ser canonizado pela Igreja, nasceu por volta do ano 530 d.C. Neto do primeiro rei da França, Clóvis I, Clodoaldo foi convertido ao cristianismo por obra de sua santa esposa Clotilde, e recebeu sólida formação.
Quando menino, teve que assistir ao massacre de seus irmãos por parte dos pagãos rebeldes e inimigos políticos do pai, Clodomiro, rei de Orléans. Já adulto, obedeceu não à voz da vingança, mas à do Senhor, que o chamou para a vida consagrada num mosteiro, como sacerdote e missionário. Cortou os longos cabelos, que era um sinal de autoridade e virilidade nos povos daqueles tempos e renunciou aos direitos do trono. Tornou-se, pelo amor e sacrifício, um símbolo francês, tanto do ideal cristão da santidade, quanto de príncipe virtuoso.
A tradição nos garante que Clodoaldo viveu de modo heróico sua vida religiosa monástica, e que produziu muitos frutos como sacerdote e missionário, até a sua morte na região de Nogent, perto de Paris, onde surgiu uma igreja em sua memória.

São Clodoaldo, rogai por nós!

Fontes:

Nenhum comentário: