domingo, 14 de setembro de 2008

São Cornélio, Papa / São Cipriano, Bispo, 16 de Setembro




São Cornélio
Cornélio havia sido eleito papa em 251, após um grande período de ausência do representante supremo da Igreja de Cristo, por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja.
Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado no lugar atualmente conhecido por Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto.




São Cipriano



Cipriano é uma das grandes figuras do Século III. Nascido numa família rica de Cartago, capital romana na África do Norte, era um ótimo advogado e mestre de retórica, enquanto pagão, até que, provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.
Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados, já que era um personagem bem popular. Dentro de pouco tempo foi ordenado sacerdote e, logo depois, sagrado bispo, num período difícil da Igreja africana.
Duas perseguições contra os cristãos ocorrerem: a de Décio e de Valeriano, que marcaram seu começo e seu fim. Além disso, uma terrível peste assolou o Norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.
Diante da perseguição do imperador Décio, em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio, relatando suas últimas palavras ao saber da sua sentença à morte: "Graças a Deus!"

Fontes:
http://jesusmarie.free.fr/cyprien_de_carthage.jpg

Nenhum comentário: