sábado, 27 de setembro de 2008

São Vicente de Paulo, Presbítero, 27 de Setembro



(1581-1660) O Santo, cujo nome se tornou sinônimo de caridade, é uma das mais puras glórias da França e de toda humanidade. Ele nasceu em Pouy, perto de Dax, em 24 de Abril de 1581. Seus pais possuíam uma pequena fazenda e viviam do trabalho de suas mãos. Durante a infância, Vicente guardava rebanhos. Um dia, quando ele recebeu trinta moedas, soma que lhe era considerável, ele deu o dinheiro ao pobre que lhe pareceu mais necessitado. Quando os pais o enviavam ao moinho, se ele encontrasse pobres pela estrada, ele abria discretamente o saco de farinha e lhes dava um pouco do cereal. 

Seu pai, testemunha da sua caridade, adivinhando a sua rara inteligência, resolveu impor-se os mais duros sacrifícios para fazer com que Vicente estudasse e chegasse ao sacerdócio: "Ele será um bom padre, dizia,porque tem um coração terno." Aos vinte anos, Vicente estudava teologia em Toulouse e logo recebeu o grau de Doutor.
Um ano após sua ordenação sacerdotal, ele foi a Marselha para receber uma herança que um amigo lhe deixara. Ao retornar, viajando por mar para ir a Narbonne, ele foi feito prisioneiro por piratas e levado cativo para a África. Sua prisão, inicialmente muito difícil e acompanhada de fortes provações para a sua fé, terminou pela conversão de seu algoz, que lhe devolveu a liberdade. Foi então que Vicente encontrou realmente o seu caminho.
As circunstâncias fazem com que Vicente seja nomeado Capelão-Geral das prisões (navios-prisões), dedicando-se à salvação desses criminosos infelizes com uma caridade coroada de grande sucesso. A Providência parecia conduzi-lo onde havia feridas da humanidade a serem curadas.
Numa época em que a fome e a miséria causavam as maiores devastações, Vicente realizava inúmeros prodígios graças à sua devoção; graças a ele, cidades e províncias inteiras são salvas. Sendo apenas um, ele fundou, em diversos lugares, as Confrarias das Damas da Caridade e, em seguida, a Ordem das Filhas da Caridade, conhecidas como Irmãs de São Vicente de Paulo. Miséria alguma o deixa insensível; ele encontra uma forma de reunir multidões em todos os lugares e proteger as crianças expostas ao abandono e à morte, merecendo o nome de "Pai das crianças encontradas".
Ele formou legiões de anjos de caridade; mas ele também necessitava de legiões de apóstolos. Por isso fundou os "Padres da Missão", destinados a evangelizar a França e até mesmo os povos não-cristãos.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
L. Abbot Jaud, Vidas de Santos para todos os dias do ano, Tours, Mame, 1950.

Nenhum comentário: