domingo, 26 de outubro de 2008

Santos Zacarias e Isabel, 5 de Novembro


Zacarias e Isabel foram os pais de João Batista, o Precursor de Jesus. O nome hebraico "Zacarias" significa "Deus lembrou". É um nome bastante popular na Bíblia. Zacarias era sacerdote. Servia no templo quando o anjo do Senhor lhe anunciou o nascimento de seu filho, João (Lucas 1, 10ss.). Como duvidasse, ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João Batista nasceu, Deus desatou-lhe a língua, e Zacarias prorrompeu num cântico de alegria (Benedictus, Lucas 1, 59-69).
Santa Isabel era parente de Nossa Senhora. Concebeu na sua velhice e, maravilhada pela obra de Deus em seu coração, Isabel não cansava de dizer: "Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública" (Lucas 1, 24ss.).
Zacarias e Isabel representam todos os pobres e oprimidos, que depõem sua confiança em Deus. O Deus que faz as estéreis conceberem e tornam seus filhos profetas da libertação. A humilhação a que eram submetidos por causa da esterelidade e da velhice torna-se motivo de grande alegria e de louvor ao Deus de Israel.

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

Fontes:
http://www.tradicioncatolica.com/index.php/2007/11/05/5-de-noviembre-san-zacarias-y-santa-isabel/

Nenhum comentário: