quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bem-Aventurado Filippo Rinaldi, Padre Salesiano, 5 de Dezembro



Nascido em 28 de maio de 1856 em Lu Monferrato (Alessandria), Itália, Filippo foi conquistado para o serviço a Deus, aos vinte e um anos de idade, por Dom Bosco. Ele foi o terceiro sucessor de Dom Bosco.
Ao se tornar sacerdote, ele recebeu a incumbência de formar os aspirantes e noviços. Dom Rua o enviou como Diretor, em 1889, a Sarria, na Espanha. Convocado em seguida a ser Provincial, ele contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento da “Espanha Salesiana”. 
Nomeado Vigário Geral da Congregação, ele revelou ainda mais os seus dons de pai e a riqueza das suas iniciativas: zelo pelas vocações; formação de centros de assistência espiritual e social para os jovens operários; guia e apoio para as Filhas de Maria Auxiliadora num momento particular de sua história. Ele deu um grande impulso aos Cooperadores; instituiu as Federações Mundiais de Ex-Alunos e Ex-Alunas. Trabalhando com as Zeladoras de Maria Auxiliadora, ele compreendeu e percorreu um caminho que o conduziu a criar uma nova forma de vida consagrada no mundo, a qual floresceria em seguida no Instituto Secular dos “Voluntários de Dom Bosco”.
Eleito Reitor "Maior" em 1922, ele empregou todas as suas energias para adaptar o espírito de Dom Bosco aos novos tempos. “Ao Padre Rinaldi falta apenas ter a voz de Dom Bosco, no mais ele possui todo o resto”, dizia o Padre Francesia. Versado em salesianismo e mestre de vida espiritual, ele reavivou a vida interior dos Salesianos, a confiança absoluta em Deus, a confiança na Virgem Auxiliadora; ele pediu ao Papa Pio XI a indulgência do “trabalho santificado”; ele teve um profundo zelo pelas missões, fazendo com que inúmeros jovens missionários aprendessem a língua e os costumes dos locais para onde seriam enviados, visando uma evangelização mais eficaz.
Padre Filippo Rinaldi morreu em 5 de dezembro de 1931. Seu corpo é venerado na cripta da Basílica de Maria Auxiliadora. Sua memória é celebrada no dia 5 de dezembro. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 29 de abril de 1990.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fontes:

http://voiemystique.free.fr/filippo_rinaldi.htm
http://www.vangelodelgiorno.org/www/zoom_img.php?frame=48291&language=IT&img=&sz=full

Nenhum comentário: