segunda-feira, 17 de novembro de 2008

São José Pignatelli, Restaurador da Companhia de Jesus, 14 de novembro



Nasceu em Saragoça (Espanha), descendente de nobre família. Tinha 40 anos, 26 de Companhia, quando a Ordem dos Jesuítas foi suprimida em 1773, pelo Papa Clemente XIV, que cedeu às cortes maçônicas da Europa. Expulso da Espanha para a Itália com seus companheiros, viveu muitos anos em Bolonha, socorrendo e consolando os antigos jesuítas em suas penúrias e provações. 
Durante a supressão conservou o coração e o espírito de jesuíta. Humildade e caridade eram seus distintivos. Viveu o suficiente para ver a Companhia confirmada na Rússia e depois restaurada nas Sicílias. Nela ingressou de novo, trazendo-lhe todo o espírito da antiga. Foi Provincial e influenciou beneficamente as novas gerações. Por toda parte restaurou colégios, fomentou missões, despertou vocações. 
Morreu em 1811 e não pôde ver a restauração completada, mas foi um verdadeiro laço de união entre a antiga e a nova Companhia. Foi canonizado por Pio XII em 1954.

“Se me tornardes a escrever, não toqueis neste ponto de abandonar a vocação. Peço-vos que não façais nenhuma diligência em Roma para obter a faculdade de passar a outra Ordem, porque nunca o faria, ainda que tivesse de perder a vida mil vezes. Deus vos guarde. Vosso irmão, José Pignatelli, da Companhia de Jesus.”

Fontes:
http://www.parbeszed.com/img/upload/200707/pignatelli_szent_jozsef.jpg

Nenhum comentário: