domingo, 14 de dezembro de 2008

Santa Maria Crucificada de Rosa / Beato João Henrique Carlos Steeb, Presbítero, Fundador, 15 de Dezembro



Seu nome de batismo era Paula Francisca Maria, nascida a 6 de novembro de 1813, em Bréscia, na Itália. Foi a fundadora da Congregação das Servas da Caridade, em 1836, por causa de sua preocupação com os problemas sociais do século XIX.

Dedicou-se inteiramente ao cuidado dos doentes e, inclusive, lhe foi confiado o hospital militar de São Lucas, quando a Bréscia sofria os efeitos da guerra contra a Áustria.

A consolidação da Congregação foi difícil, mas hoje se encontram espalhadas por todos os continentes. Santa Maria morreu no dia 15 de dezembro de 1855 e foi canonizada em 1954 pelo papa Pio XII.


Fontes:

http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_dezembro.html

http://www.oremosjuntos.com/CuerposIncorruptos8.html





Beato João Henrique Carlos Steeb


Carlos Steeb nasceu na antiga cidade alemã de Tubinga aos 18 de dezembro de 1773, numa família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas, conceituado e muito competente, que geria os bens do duque de Wurttenberg.

A família deu-lhe uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Aos dezesseis anos foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial.

Carlos era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou a doutrina e converteu-se, em 1792. Quatro anos depois recebeu a ordenação sacerdotal.

Desde então, se dedicou com fé inabalável à Virgem Maria, no auxilio aos católicos enfermos vitimados durante a guerra que ocorria naquele tempo. Organizou grupos missonários entre a população, exercícios espirituais para os irmãos leigos e sacerdotes e centros catequizadores.

Dedicou sua vida aliviando o sofrimento dos enfermos, sendo sempre encontrado no hospital, ou no asilo, onde residia com eles. Foi exatamente no Hospital dos Militares que Padre Carlos teve a inspiração para fundar uma Congregação de religiosas, destinadas a servir nos hospitais.

Em 1840, contraiu o tifo. Depois de recuperado, fundou a Congregação das Irmãs da Misericórdia, destinada ao atendimento de qualquer tipo de doenças do corpo ou da alma, em hospitais e casas de saúde.

A Obra começou com apenas dois quartos, e com o auxílio de Luisa Poloni, depois Irmã Vincenza, de quem Padre Carlos era confessor. Aliás, ele era o confessor de todos os habitantes de Verona, que o amavam como se fosse a "mãe dos doentes". Depois a Congregação espalhou-se por quase toda a Europa, América Latina e África.

O Padre Carlos morreu em 15 de dezembro de 1856. Foi sepultado na igreja da casa mãe da Congregação, em Verona, Itália. O Papa Paulo VI proclamou-o Beato em 1975, sendo homenageado no dia de sua morte.


Fontes:

http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11656&fd=0

http://images.google.fr/imgres?imgurl=http://www.carlosteeb.org/immaginecarlosteeb.jpg&imgrefurl=http://www.carlosteeb.org/carlosteeb.html&usg=__oJy8xmVV59MdC8PgA7u4EThmZxc=&h=240&w=173&sz=8&hl=fr&start=8&tbnid=SuAKWYJ-7sktDM:&tbnh=110&tbnw=79&prev=/images%3Fq%3DBeato%2BCarlos%2BSteeb%26gbv%3D2%26hl%3Dfr%26rlz%3D1B3GGGL_frBR285BR288

Nenhum comentário: