quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Domingo da Epifania do Senhor (cor litúrgica: branco) / Santa Isabel Ana Seton, Religiosa Fundadora / Santa Ângela de Foligno, 4 de Janeiro


A liturgia deste Domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens... Ele é uma "luz", que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa "luz" encarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
A segunda leitura apresenta o projeto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos - a comunidade de Jesus.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os "magos" do Oriente, representantes de todos os povos da terra... Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-no com esperança até o encontrar, reconhecem nele a "salvação de Deus" e aceitam-no como "o Senhor". A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção.
cf. www.ecclesia.pt




Santa Isabel Ana Seton, Religiosa Fundadora
Isabel Ana Beyley nasceu em 1774, filha de um médico e educada na Igreja episcopal. Casou-se aos vinte anos com William Seton, um comerciante, vindo daí o seu sobrenome "Seton".
A caminho de Itália com o marido e os seus cinco filhos, Isabel Ana perdeu o marido, que faleceu na viagem, e tanto ela como os filhos, à chegada de Itália, foram recebidos carinhosamente por uma família italiana. Ora, sendo protestante, ao experimentar tanta caridade, persuadiu-se que devia ser verdadeira a religião que levava os membros dessa família a serem tão bons. Assim, depois de voltar aos Estados Unidos, converteu-se ao catolicismo e, por isso, foi expulsa de casa por sua família e despojada de todos os seus bens.
Apesar dos sofrimentos, mesmo sem o compreender, ela cumpriu em tudo a vontade de Deus, que dia-a-dia traça um itinerário que nos leva a um Deus de Amor. Eis o caminho onde Isabel Ana encontrou a paz e o bom humor que nunca a abandonou.
Mais tarde, em 1812, funda a Congregação das Irmãs da Caridade de São José que, em 1975, ano da sua canonização, contava com mais de 8 mil membros, agrupados em seis institutos em três continentes.
Isabel Ana Seton partiu para o Paraíso em 4 de Janeiro de 1821, em Baltimore, Maryland - USA.


Santa Ângela de Foligno
Nasceu em 1248, em Foligno, na Itália, onde vivia São Francisco de Assis. Sofreu uma grande provação quando tinha 37 anos, com a morte de seus filhos, marido e pais. Reconsiderando sua vida com a dor da solidão, resolveu ingressar na Ordem Terceira de São Francisco.
Ângela de Foligno redigiu inúmeros opúsculos e relatos de sua própria experiência religiosa; neles exortava seus leitores a meditarem no mistério da Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Completou seus testemunhos literários com uma densa Autobiografia, que serviu de exemplo para muitos crentes.
Por suas obras, assim como por numerosas visões místicas que transportaram seu coração, foi comparada, por alguns autores, a Sta. Teresa D’Ávila.
Ângela morreu em 4 de janeiro de 1309. Sobre seu sepulcro, na igreja do convento franciscano de Foligno, muitos milagres aconteceram. O Papa Clemente IX a proclamou beata no início do Século XVII.
Sua espiritualidade se orienta para a Paixão e Morte de Jesus Cristo. O Cristo da Cruz é o livro da vida, que deve ser por todo aquele que deseja encontrá-lo. Era tamanha a vocação que ela nutria pela cruz, que se contemplasse uma estampa ou quadro que representasse alguma cena da Paixão, era acometida de febre.
Seus opúsculos foram várias vezes editados sob o significativo título de Theologia crucis. Na meditação da Paixão era que tomava consciência da gravidade de seus pecados passados, chorando-os com dor maior. Nesta contemplação da cruz, ela mesma diz, ardia em tal fogo de amor e de compaixão que, estando junto à cruz, tomei o propósito de despojar-me de todas as coisas, e me consagrei inteiramente a Cristo.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=29&fd=1
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11311&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/zoom_img.php?frame=46737&language=PT&img=&sz=full
http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_janeiro.html
http://lh5.ggpht.com/_XIBEFXP3obU/R7-N7-2WJ9I/AAAAAAAAPes/jGK_K6iOaYQ/1-JANEIRO_4+DIA+DE+SANTA+ÂNGELA+DE+FOLIGNO.jpg

Nenhum comentário: