quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Santíssimo Nome de Jesus / Santa Genoveva, Padroeira de Paris, 3 de Janeiro


"Deram-lhe o nome de Jesus" (Lc 2, 21)

"Ainda que seja inefável o Nome santíssimo de Jesus que foi imposto, na Circuncisão, a Cristo Senhor, Redentor do gênero humano, todavia para não nos calarmos completamente em tão grande solenidade, alguma coisa apresentaremos em louvor e glória de tão grande Nome, diante do qual "todo joelho se dobra nos Céus, na Terra e nos Infernos" (Fil 2, 10). Porque tão grande é a consolação da alma que se alegra em Cristo, que a pobreza se torna como riquezas, a aspereza como delícias e a vileza como honras, e pelo seu Nome todos os suplícios se fazem
doces para eles.

Na verdade, diz-se por causa deste Nome: "Saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do nome de Jesus" (Act 5, 41). Portanto, se mergulha na tua mente o negrume da tristeza, se está eminente uma grave e violenta tempestade, se as costas do mar "gritam" com terrível e grandioso ruído, se são batidas as praias do oceano, e se também a nau está invadida pelas ondas, invoca Jesus, que se julga estar dormindo no fundo do navio, mas é um Jesus que nem dorme nem dormita; e com toda a fé diz-lhe: "Levanta-te, Senhor Jesus".


Oh, Nome de Jesus exaltado acima de todo o nome! Oh, gozo dos Anjos! Oh, alegria dos justos! Oh, pavor dos condenados: em Vós está a esperança de qualquer perdão, em Vós, toda a esperança da indulgência, em Vós, toda a expectativa de glória. Oh, Nome dulcíssimo, Vós dais o perdão aos pecadores, renovais os costumes, encheis os corações de doçura divina. Oh, Nome desejável, Nome admirável, Nome venerável, Vós, Nome do Rei Jesus, assim levantais ao mais alto dos Céus os espíritos! Todos os que principam a ter devoção a este Nome, graças a Ele encontram a glória e a salvação, por Jesus Cristo nosso Senhor.


(Homilia de S.Bernardino de Sena, o grande promotor da devoção ao SS. Nome de Jesus)



Santa Genoveva, Defensora de Paris contra os Hunos, 512


De pai franco e mãe galo-romana, dedicou-se muito jovem ao serviço divino, logo despertando a atenção de São Germano de Auxerre e São Loup de Troyes, que passaram por Nanterre em 429, quando da viagem deles pela Bretanha.

De acordo com a tradição, em 451, graças à sua força de caráter, Genoveva convenceu os habitantes de Paris a não entregar a cidade aos Hunos e aplacou a ira de Átila com suas preces. Especula-se também que ela poderia ter informado ao invasor sobre uma epidemia de cólera que então grassava na região.

Finalmente, pelos vínculos que Átila possuía com os francos, integrados ao estado romano, ela poderia saber que os hunos desejavam originalmente atacar os visigodos na Aquitânia, e não desejariam perder tempo sitiando Paris. Ela fez construir uma igreja no local da tumba de São Dênis, primeiro bispo da Lutécia (atual cidade de Paris).



Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11673&fd=0
http://santiebeati.it/immagini/?mode=view&album=25625&pic=25625AC.JPG&dispsize=Original&start=0
http://www.psfcolniza.com.br/santos.html

Nenhum comentário: