quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

São Domingos de Silos, Abade, 20 de Dezembro

Bouquet espiritual: «Não ameis o mundo, nem o que está no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.» (I Jo 2, 15)

(+ 1073) São Domingos, apelidado de Silos por causa da sua longa estadia no monastério homônimo, era da estirpe dos antigos reis de Navarro. Ele iniciou seus estudos tendo, praticamente, apenas o Espírito Santo como mestre. Ao se tornar sacerdote, entrou logo para um mosteiro da Ordem de São Bento, onde ele brilhou devido à sua vida de santidade.

O monastério de Silos estava bem decaído em relação à sua glória e ao seu fervor do passado. O monge Licínio, que lamentava profundamente toda a situação, rezava a Santa Missa quando Domingos entrou na igreja; com a permissão de Deus, no momento do Ofertório, ao voltar-se para o povo (na época, o sacerdote celebrava a Santa Missa de costas para o povo - N.T.) para cantar: "Dominus vobiscum", ele cantou: "Eis que vem o restaurador!" Ao que o coro respondeu: "Foi o Senhor quem o enviou!" O oráculo não tardou a ser confirmado.

A caridade do santo não se concentrava apenas no monastério, mas estendia-se a todos os aflitos. O dom dos milagres atraía cegos, doentes, coxos ao convento, e Domingos os curava às centenas, como o provam ainda hoje os ex-votos na capela onde estão guardadas estas relíquias. As guirlandas de correntes, de bolas de ferro e de outros instrumentos utilizados nas prisões, suspensos nas abóbadas da capela, atestam sua caridade especial para com os pobres cristãos cativos dos Mouros da Espanha; ele ia consolá-los e pagar seus resgates, preconizando assim a Obra de Nossa Senhora das Mercês.

Após longos anos de boas obras, Domingos sentiu aproximar-se o momento da recompensa, sendo mesmo avisado pela Santíssima Virgem Maria: "Eu passei a noite inteira com a Rainha dos Anjos, disse ele um dia a seus confrades religiosos; Ela me convidou a estar ao lado dela dentro de três dias; então, logo irei ao festim celeste ao qual Ela me convidou." De fato, ele caiu doente por três dias; seus irmãos viram sua alma subir gloriosa aos Céus.

Foi no túmulo de São Domingos de Silos que a mãe de São Domingos de Gusmão obteve a graça do nascimento de seu filho.


Fontes:

Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano, Tours, Mame, 1950.

http://www.magnificat.ca/cal/fran/12-20.htm


http://www.magnificat.ca/cal/gifs/1220.jpg

Nenhum comentário: