quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

São João Nepomuceno Neumann, Bispo, 5 de Janeiro


É o primeiro santo da Igreja norte-americana. Embora nascido na Bohemia, em 1811, os norte-americanos consideram-no seu.

Durante a sua formação no seminário de Budweis (Bohemia), dedicou-se, por iniciativa própria, ao estudo das línguas vivas: francês, inglês, espanhol, italiano, tão úteis para o seu apostolado entre os emigrantes.

Ordenou-se sacerdote em 1836, em Nova Iorque, onde tinha chegado uns meses antes, entregando-se inteiramente aos imigrantes. Em 1840, faz-se redentorista. Contra a sua vontade é feito Bispo de Filadélfia. Sem dotes exteriores, embora homem de Deus, bispos e sacerdotes procuram o seu conselho.

Abrir escolas e erguer igrejas - construiu uma catedral e 89 igrejas paroquiais - são os dois pilares da sua ação pastoral. Simples como uma criança, vive pobremente e esgota-se trabalhando pelos imigrantes, até que a morte o surpreende na rua, de onde o retiram os transeuntes sem saber que era o seu bispo. Era o dia 11 de Janeiro de 1861. Paulo VI beatificou-o em 1963. Sua memória é comemorada no dia 5 de Janeiro.

Fontes:

http://www.mercaba.org
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=12019&fd=0 http://www.evangelhoquotidiano.org/www/zoom_img.php?frame=49824&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: