quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

São Tomás Becket, 29 de Dezembro

São Tomás Becket era da Normandia e nasceu no ano 1117. Foi considerado um dos homens mais influentes tanto no campo da política como no da religião. Era um clérico não-ordenado a serviço do arcebispo de Canterbury.

Em 1154 foi nomeado chanceler do reino por Henrique II, cargo que desempenhou com competência e fidelidade. Em 1162 foi ordenado sacerdote e sagrado bispo logo depois, acatando com relutância a indicação do rei para ocupar a sede primaz de Canterbury.

Sua vida se modificou completamente. Passou a viver na simplicidade e na pobreza, colocando-se inteiramente a serviço dos necessitados. O rei sentiu-se traído por não contar mais com os préstimos de Tomás e especialmente por ele se colocar ao lado do papa e contra as suas posições de monarca.

São Tomás teve, então, de fugir para a França, buscando proteção junto a Luis VII. Os seus bens foram confiscados, os parentes perseguidos. Em obediência ao papa, retornou à sua sede episcopal. A situação agravou-se ainda mais. O rei acusou seus nobres, dizendo: "Covardes. Este homem a quem eu vesti, alimentei e cumulei de honras se levanta contra mim, e ninguém dentre os meus é capaz de vingar a minha honra e livrar-me deste padre insolente?"

Embora avisado de que a sua vida corria perigo, não se defendeu. Foi assassinado a golpes de espada quando entrava na Catedral para a oração da noite.

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)


Fontes:
http://www.puc-rio.br/campus/servicos/pastoral/santo_dezembro.html
http://evangelhoquotidiano.org/www/zoom_img.php?frame=45056&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: