segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Beato Gonçalo de Amarante, Confessor, 10 de Janeiro

São Gonçalo é o santo português que, sobretudo no Norte de Portugal, goza da maior devoção, logo depois de Santo Antônio de Lisboa. Na sua História Eclesiástica de Portugal, o Padre Miguel de Oliveira diz apenas o seguinte: «São Gonçalo de Amarante, que se supõe falecido a 10 de Janeiro de 1259; o seu culto foi permitido pelo Papa Júlio III (24 de Abril de 1551) e confirmado por Pio IV (1561); Clemente X estendeu o ofício e a Missa a toda a Ordem dominicana (1671)».


Terá sido São Gonçalo uma invenção posta ao serviço de uma idéia qualquer ou propósito, ou podemos perceber o percurso da sua devoção ou do seu culto? O mais antigo documento que se refere a São Gonçalo é um testamento de 18 de Maio de 1279, em que uma tal Maria Johannis lega os seus bens à Igreja de São Gonçalo de Amarante. Quer dizer, uns 20 anos depois da morte de São Gonçalo existia uma igreja dita «de São Gonçalo de Amarante». Há outros documentos e escritos sobre a figura de São Gonçalo e o seu culto.


Na biografia oficial de São Gonçalo, apresentada como tal a partir do Flos Sanctorum de 1513, não há dúvidas: Gonçalo, nasceu em Tagilde, estudou rudimentos com um devoto sacerdote e frequentou depois a escola arqui-episcopal de Braga. Ordenado sacerdote, foi nomeado pároco de São Paio de Vizela. Depois, foi a Roma e Jerusalém; no seu regresso, vendo-se desapossado do seu benefício, prosseguiu um caminho de busca interior já anteriormente encetado, depois foi a experiência da vida eremítica, a pregação popular, e logo caiu na ambiência mendicante da época, após o quê se faria dominicano.


As coisas não são assim tão lineares. De qualquer modo, tenha sido padre diocesano, cônego de Santa Maria em Guimarães, beneditino ou dominicano, tenha - quase por certo - passado de uma a outra condição, nenhuma destas hipóteses ofusca a riqueza e o vigor da sua figura.

Fontes:
cf. ARLINDO DE MAGALHÃES, São Gonçalo, História ou lenda.
http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11317&fd=0
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm7LX9VgBtFDs55YXSUYjsXhZVwXWycw9L1QhaRkp1fCQboFi4aOzZvXPkYzsx70bQ-DgWUQv2JMZ9M3u5DVgQityOpGnqKLXXzDDLVlLy4UZTa_MpZvFbyOKkK3HBVUqgGMQhVUUkC5MA/s1600-h/goncalo.jpg

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Agradecia me informa-se em que paróquia é venerada esta imagem de S. Gonçalo.
Cumprimentos,
A. Patrício

antoniopatricio51@hotmail.com