segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Santa Margarida da Hungria, 18 de Janeiro

(Castelo de Klisa, 1242Ilha Margarida, 18 de Janeiro de 127o) Filha do rei Béla IV da Hungria e de uma princesa bizantina, Maria Lascaris, Margarida nasceu em torno de 1242, enquanto a Europa era invadida pelos mongóis.

Os pais de Margarida fizeram o voto de consagrar sua filha a Deus desde o seu nascimento para tentar mudar a sorte da Hungria. Por isso, desde a infância, Margarida foi criada no Mosteiro das Dominicanas de Veszprim, transferindo-se posteriormente para o Mosteiro das Dominicanas na Ilha do Danúbio (atualmente chamada de Ilha Margarida, em sua homenagem), a ilha das lebres, perto de Budapeste .

Desde a idade de 12 anos, sua piedade já era profunda. Ela recusou um pedido de casamento, preferindo a vida monástica, cheia de misticismo, em meio às penitências que ela se infligia.

Margarida precisou lutar contra sua família, que, por razões políticas, queria casá-la. Ela preferiu viver da oração e da vida espiritual intensa.

Ela viveu probremente, distribuindo aos pobres tudo o que recebia de seu irmão, o rei Estêvão. No mosteiro, ela escolhia as tarefas mais humildes e penosas. Asceta, ela se infligia mortificações corporais flagelando-se, seguindo uma rígida disciplina, visando associar-se mais e melhor à Paixão de Cristo. Ela era agraciada também com espantosos dons místicos.

Em 18 de Janeiro de 1270, ela entregou sua alma a Deus. Desde então, um culto ininterrupto lhe é consagrado.

Foi canonizada em 1943 pelo Papa Pio XII. A sua festa é comemorada no dia 18 de Janeiro.

Tradução:
Gisèle Pimentel
gisele.pímentel@gmail.com

Fontes:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Marguerite_de_Hongrie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Margarida_da_Hungria
http://evangelhoquotidiano.org/www/zoom_img.php?frame=36890&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: