sábado, 7 de março de 2009

São João José da Cruz, Religioso, 5 de Março



Nasceu na ilha de Ischia (Itália), em 1654, com o nome de Carlos Caetano Calosirto. Aos quinze anos optou pela vida religiosa devido à grande vocação que sentia, ingressando na Ordem dos Franciscanos Descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara. Tomou o nome de João José da Cruz. 

Em 1671 foi enviado com mais onze sacerdotes, dos quais ele era o mais jovem, para o Piedimonte d'Alife, para ali construírem um convento. Diante das dificuldades encontradas no local não hesitou em juntar as pedras com suas próprias mãos. Depois, usando cal, madeira e um enxadão, fez os alicerces. Estimulou, assim, os outros sacerdotes e o povo. No começo, acharam que ele era louco, mas, percebendo que estavam errados, começaram a ajudá-lo, de modo que um grande convento foi edificado em pouco tempo. João José da Cruz ordenou-se sacerdote em 1677. 

Ao completar vinte e quatro de idade foi nomeado mestre dos noviços e, quase ao mesmo tempo, guardião da ordem do convento. Durante a sua permanência em Piedimonte construiu, num local isolado na encosta do bosque, um outro pequeno convento chamado de "ermo", ainda hoje meta de peregrinações, para poder rezar em retiro. João José da Cruz era muito austero, comia pouco, só uma vez ao dia, dormia poucas horas, tinha o hábito de se levantar à meia-noite para agradecer a Deus pelo novo dia. Tornou-se famoso entre o povo por sua humildade e foi venerado ainda em vida pela populaçã, por causa de sua extrema dedicação aos pobres e doentes. Fazia questão de ser pobre na vida e na própria personalidade, como São Francisco de Assis, seu modelo de vida. Morreu no dia 5 de Março 1737.


cf. www.portalangels.com



Fontes:


http://www.levangileauquotidien.org/zoom_img.php?frame=49309&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: