quinta-feira, 9 de abril de 2009

Santa Gisela, Rainha, Abadessa, 28 de Março


Santa Gisela 

Nascida em 985, Gisela era filha de 
Gisela de Barganha com o duque bávaro Henrique, conhecido também como o Briguento. Seu grande desejo, desde a infância, era consagrar-se a Deus e só para ele viver. Porém, seu pai lhe reservava um futuro bem diferente, prometendo sua mão ao rei da Hungria, Estevão.

Seu casamento foi cheio de pompa e teve um significado especial para a Igreja Católica, pois Gisela foi a primeira rainha cristã daquele país. Ela foi coroada e ungida na festa da Assunção juntamente com o seu marido.

O casal, agora ambos adeptos do cristianismo, passou a trabalhar em prol da fé na Hungria. Tanto Santa Gisela incentivou o marido, que sua principal ação em seu reino passou a ser a conversão dos pagãos ao cristianismo.

Juntos eles construíram várias igrejas e a catedral de Vezprim. Pra adornar estes locais eles chamaram escultores gregos, que fizeram belíssimos trabalhos, principalmente para as igrejas de Belgrado e Buda Velha.

Como mãe Santa Gisela sofreu muito. Seu primogênito morreu ainda criança e sua primeira filha na adolescência. As duas filhas que lhe sobraram casaram-se jovens e partiram com seus respectivos maridos para países distantes.

Nunca mais Santa Gisela pôde revê-las. E seu único filho homem vivo, Américo, faleceu na flor da idade, deixando o trono real sem sucessor. Anos mais tarde ele também foi canonizado, tornando-se santo.

Depois de 38 anos de um casamento feliz e dedicado à fé em Cristo, Santa Gisela ficou viúva. Sem os filhos e muito triste, foi vítima da ganância de alguns nobres húngaros nacionalistas e pagãos, que desejavam tomar-lhe a coroa e destruir o cristianismo no país.

Eles chegaram a prendê-la por quatro anos, até que Henrique III conseguiu que a libertassem.

De volta à Baviera ela decidiu ingressar em um mosteiro beneditino e viver em função de sua fé apenas. Chegou a ser eleita abadessa e lá ficou por 23 anos, até sua morte.



Fontes:


http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090328&id=10438&fd=0

http://evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=51512&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: