quinta-feira, 23 de abril de 2009

São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa, Mártir (+1622), 24 de Abril


São Fidélis nasceu em 1577, em Sigmaringa, na Alemanha. Estudou na Universidade de Fribourg, na Suíça. Formou-se em Direito e, por vários anos, exerceu o seu ofício em Colmar, na Alsácia. Ali era chamado de "o advogado dos pobres", porque prestava os seus serviços gratuitamente a quem não podia pagar. 
Aos 34 anos, ingressou no convento dos Capuchinhos de Fribourg e, em 1612, tornou-se frade. A pedido de Gregório XV, foi enviado à Récia (Suíça), a fim de combater a heresia *calvinista. Acusado de espionagem ao serviço do imperador austríaco, os calvinistas tramaram a sua morte, que ocorreu em Grusch. 
Dizem que, ferido por um golpe de espada, pôs-se de joelhos e perdoou aos seus assassinos, rezando por eles esta oração: "Senhor, perdoai meus inimigos. Cegos pela paixão, não sabem o que fazem. Senhor Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Jesus, assisti-me. Amém". 

*calvinista: Quem seguia, praticava a doutrina de João Calvino, o calvinismo. Maiores detalhes em: http://www.unificado.com.br/calendario/05/calvino.htm


Fontes:

Nenhum comentário: