quinta-feira, 9 de abril de 2009

S. Nicolau de Flue, Eremita, Confessor, Padroeiro da Suíça, 21 de Março


Nicolau de Flue, mais conhecido por Irmão Klaus, tem enorme popularidade na Suíça, da qual foi proclamado padroeiro por Pio XII e onde é festejado no dia 25 de Dezembro. Nasceu no ano de 1417 em Flueli, perto de Sachseln, no cantão de Obwalden. Embora quisesse adotar a vida eremítica, não conseguiu fugir de alguns cargos civis: conselheiro, juiz e deputado. Em 1445, casou-se com Doroteia Wyss: tiveram cinco filhos e cinco filhas. Um deles foi vigário de Sachseln e um neto, Conrado, morreu santo.

A convite de Matias de Bolsheim e Aimo Angrund, entrou em contato com um movimento religioso chamado Gottesfreunde (os amigos de Deus). Sua esposa opunha-se aos seus planos de solidão. Só depois de ter completado 50 anos, em Junho de 1467, pôde partir para a Alsácia. Porém, o Senhor queria-o bem mais próximo das regiões habitadas. 

A sua vida santa e o seu rigoroso jejum chamaram logo a atenção dos vizinhos. Existem provas históricas e testemunhos incontestáveis de que ele passou um período de 19 anos e meio alimentando-se unicamente com a eucaristia. Decidiu então habitar no Ranft, um barranco solitário perto de Flueli. Saía só para assistir a santa missa, e quando a pátria precisou dele, em 1473, diante da ameaça austríaca, e em 1481 e 1482, quando esteve para estourar a guerra civil. Os bons resultados dessas intervenções propiciaram-lhe o título de “pai da pátria”. A sua mais freqüente oração era: “Ó meu Deus e meu Senhor, afasta de mim tudo o que me afasta de ti. Ó meu Senhor e meu Deus, dá-me tudo o que me aproxima de ti. Ó meu Senhor e meu Deus, livra-me de mim mesmo e concede-me possuir-Te somente a Ti”. Edificados pelas suas orações e penitências, os seus vizinhos edificaram-lhe uma ermida e uma capela. Foi consagrada em 1469. 

São Nicolau morreu no dia em que completou 70 anos (1487). Foi canonizado em 1947 por Pio XII.


Fontes:

http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090321&id=10418&fd=

http://evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=32965&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: