sábado, 18 de abril de 2009

Santa Ema de Gurk, Viúva, Religiosa, Fundadora, 19 de Abril



Ema de Gurk - v. 980 - v. 1045 (datas imprecisas) é uma santa viúva, fundadora de mosteiros na Áustria. Ela era filha de uma nobre família austríaca, sendo aparentada de Henrique II do Santo Império. Ela nasceu condessa de Friesach-Zeltschach e foi apresentada à corte imperial de Bamberg por santa Cunegundes.
Ema casou-se com o conde Wilhelm de Sanngau, com quem teve dois filhos, Hartwig e Wilhelm. Ela usava sua fortuna para fazer caridade aos pobres, e era tão boa e benevolente para com todos que já era considerada santa ainda viva. Também mandou construir uma dezena de igrejas.
Porém, uma tragédia iria mudar os rumos de Ema para sempre. No mesmo dia, ela perdeu seu marido e seus filhos, todos três assassinados. Desde então, em 1043, ela decidiu fundar um mosteiro beneditino em Gurk, no Ducado da Caríntia, onde ela se retirou até o fim dos seus dias.
Santa Ema está enterrada na cripta da catedral de Gurk desde 1174. Antonio Corradini, artista italiano, esculpiu um baixo-relevo em mármore sobre seu túmulo, representando o momento de sua morte. Foi também graças à generosidade de Santa Ema que a Abadia para Homens de Admont pôde ser erigida, em 1074.
 Poucos anos após sua morte, ao abrirem o túmulo de Santa Ema, descobriu-se que seu corpo estava reduzido a pó, exceto sua mão direita, intacta – a mão que havia tão generosamente ajudado os mais necessitados ao longo de toda a sua vida.
 Santa Ema não é venerada apenas na Áustria, mas também na Eslovênia e no Ducado de Estíria. Durante 300 anos, os fiéis peregrinaram até o seu túmulo, na catedral de Gurk. Esta peregrinação ocorria no Quarto Domingo da Páscoa. No Século XX, essa peregrinação foi interrompida por motivos políticos, sendo retomada tempos depois.
Ema de Gurk foi beatificada em 21 de novembro de 1287 pelo Papa Honório IV e canonizada 800 anos após, em 5 de janeiro de 1938 pelo Papa Pio XI.
 Ema é representada em trajes de dama nobre, trazendo nos braços a maquete de uma igreja ou então em hábito religioso com uma rosa, ou ainda distribuindo esmolas.
  






Fontes:
 http://fr.wikipedia.org/wiki/Emma_de_Gurk
 http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Hemma_Gerechter_Lohn_Fromiller.jpg
 http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Gurker_Verbruederungsbuch_1.jpg

Nenhum comentário: