quinta-feira, 9 de abril de 2009

São João Damasceno, Presbítero, Doutor da Igreja (+749), 27 de Março



João de Damasceno nasceu mais ou menos na metade do Século VII, numa família árabe cristã, e morreu em 749. É considerado o último representante da patrologia grega e é o equivalente oriental de Santo Isidoro de Sevilha por suas obras monumentais, como A Fonte do conhecimento. A sua atividade literária é multiforme: passeia com autoridade da poesia à liturgia, da eloqüência à filosofia e à apologética. 
Filho de um alto funcionário do califa de Damasco, João foi companheiro de brinquedos do príncipe Yazid, que mais tarde o promoveu ao mesmo cargo do pai, que corresponde mais ou menos ao de Ministro das Finanças. Na qualidade de Logoteta, foi representante civil da comunidade cristã junto às autoridades árabes. 
Num determinado ponto, João deixou a corte, demitindo-se do alto cargo, provavelmente pelas tendências anti-cristãs do califa. Em companhia do irmão Cosme, futuro bispo de Maiouma, retirou-se para o mosteiro de São Sabas, preparando-se para o cargo de pregador titular da basílica do Santo Sepulcro.

Fontes:
http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090327&id=11217&fd=0
http://evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=49582&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: