segunda-feira, 27 de abril de 2009

São José Operário - Dia Mundial do Trabalhador, 1º de Maio


São José é venerado de modo especial no dia 19 de março. Ele é um dos santos mais conhecidos e amados no cristianismo, tanto assim que inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a outros cristãos, que neste dia comemoram seu onomástico (festa pelo mesmo nome do santo do dia).
O nome José, em hebraico, significa: "Deus cumula de bens" e, sem dúvida, este conhecido carpinteiro de Nazaré, foi cumulado de bens ao aceitar sua missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo:

 Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescrevera: acolheu em sua casa a sua esposa.”
(Mt 1,24)

A grande devoção dos cristãos para com São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição. Portanto, é com realismo que São José é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande Família de Deus, que é a Igreja.
Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura de São José, o que nos é comunicado testemunha com clareza seu papel indispensável à missão do Cristo. Homem justo, trabalhador, silencioso e com fé, tornou suficientemente trabalhado pelas mãos do Oleiro divino a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento, podendo conferir a Jesus a linhagem de Davi. Tudo isto foi possível somente porque São José, acima de tudo, foi um homem de fé e coragem, como nos atesta São Mateus:

”José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,20b.24).

Basta que tracemos um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de “São José Operário”, em 1955, na mesma data em que se comemora o Dia do Trabalho, ou do Trabalhador, em quase todo o planeta.
No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos à época, os operários de uma fábrica se revoltaram contra a situação desumana a que eram submetidos por seus patrões, ou seja, um total desrespeito à pessoa humana. Eram trezentos e quarenta operários em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Este dia foi, então, consagrado em homenagem a eles.
São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.
Proclamando são José como protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo inteiro, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.
Muito acertada mais esta celebração ao homem “justo” do Evangelho, que tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada.
  
Fontes:
 http://200.195.151.19/ciesc/uni_inst.php?itop_id=111&PoUni=15
 http://alexandrinabalasar.free.fr/jose_operario.htm

Nenhum comentário: