quinta-feira, 9 de abril de 2009

São Ludgero de Utrecht, Bispo, 26 de Março



Nasceu em  743 em Zuilen, Friesland (atual Holanda). Filho de Thiadgrim e Liafburg, de família nobre, era irmão dos Santos Gerburgis e Hildegrin. Ouviu São Bonifácio pregar em 753 e decidiu entrar para a vida religiosa. Estudou sob a direção de São Gregório de Utrecht (do qual escreveu sua biografia). Estudou na Inglaterra durante três anos  sob a direção de Santo Alcuin, diácono.
Retornou à Holanda em 773, como missionário. Foi enviado a Deventer em 775 para restaurar uma capela destruída pelos pagãos saxões e recuperar as relíquias de São Lebwin, que havia construído a capela. Destruiu ídolos e locais de cultos pagãos na área oeste de Lauwers Zee, convertendo várias pessoas. Aquela área tornou-se cristã após a sua estadia. Notável pregador, ensinou na Escola de Utrecht.
Ordenado em Colônia em 777, foi missionário em Friesland, principalmente  ao redor de Ostergau e Dokkum de 777 até 784. Retornava a cada outono para Utrecht para ensinar na Escola da Catedral. Deixou a área em 784, quando os Saxões invadiram e expulsaram todos os padres.
Peregrinou a Roma em 785. Encontrou-se  com o Papa  Adriano I e os dois trocaram conselhos. Viveu como monge beneditino em Monte Casino de 785 a 787, mas não fez os votos. A pedido de Carlos Magno (Charlemagne), ele retornou a Friesland como missionário. Foi uma expedição bem sucedida, em que Ludgero construiu um Monastério em Weden para servir de base para as suas jornadas. Diz a tradição que ele curou vários cegos. Curou e converteu o cego pagão Berulef e, com isso, teria convertido mais pagãos que todo o exército de Carlos Magno.
Recusou o bispado de Trier em 793. Foi missionário na Saxônia, construiu um Monastério em Mimigernaford como centro do trabalho missionário e lá serviu como Abade. A palavra “monasterium” levou o nome para cidade que cresceu ao redor da casa, em Münster. Construiu várias pequenas capelas em toda a região. Foi o primeiro Bispo de Münster em 804, sendo consagrado em Wesphalia.  
Mesmo com a saúde piorando, ele nunca reduzia a sua carga de trabalho. Não interessava quão perigosa ou trabalhosa fosse a sua vida fora do Monastério, Ludgero sempre encontrou tempo para as orações e meditações. A sua vida pode ser resumida em dois fatos: ele recebeu uma repreensão quando Bispo porque gastava mais em caridade que na decoração das igrejas, e no dia de sua morte ele celebrou a Missa duas vezes.
Faleceu na tarde de 26 de março de 809 (sábado da Paixão) de causas naturais e foi enterrado em Werden. Seu túmulo tornou-se local de peregrinação, e vários milagres foram creditados à sua intercessão. Assim, suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Münster, onde repousam em seu santuário.   
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como um bispo segurando uma Catedral, como um bispo com um cisne ao seu lado ou como um bispo recitando seu breviário.

Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/sao_ludgero.htm
 http://www.magnificat.ca/cal/gifs/0326.jpg

Nenhum comentário: