quinta-feira, 9 de abril de 2009

São Marcelino de Cartago, Pai de Família, Mártir, 6 de Abril



CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso contexto histórico de hoje são os primeiros anos do Século V. A Igreja passava por outro momento de cisma, provocado pela doutrina donatista, defendida por dois bispos com o mesmo nome: Donato de Casa Nigra, bispo da Numídia, e Donato, o Grande, bispo de Cartago.

Os donatistas defendiam que os sacramentos só eram válidos se quem os ministrava fosse digno. Na religião católica, porém, crê-se que
os sacramentos valem por si, independentemente da condição do ministro. Nosso santo de hoje, são Marcelino de Cartago, será martirizado por se posicionar contra os donatistas.


O SANTO

Marcelino era amigo e discípulo de Santo Agostinho, bispo de Hipona. Algumas obras de Santo Agostinho como, por exemplo, "A Cidade de Deus", foram dedicadas ao amigo Marcelino.

Em Cartago, Marcelino ocupava dois cargos de grande importância: era tabelião e tribuno, funcionando, assim, como um porta-voz da população diante das autoridades do Império Romano. Ele foi também amigo de São Jerônimo.

No ano 409 o imperador concedeu liberdade de culto público aos donatistas. Com isso, eles se aproveitaram para fustigar os cristãos ortodoxos, que apelaram ao imperador. Marcelino foi designado como juiz. Após três dias de debates ele decidiu contra os donatistas, cujos privilégios foram revogados. Em 411 os donatistas, para se vingarem, acusaram Marcelino e seu irmão Apríngio de estarem envolvidos na rebelião liderada por Heracliano.

Eles foram presos e condenados à morte, apesar do esforço de Santo Agostinho, que tentou tirá-los da prisão. Mas eles foram executados rapidamente, antes mesmo de serem julgados.

Apenas um ano depois da execução da pena, o erro da justiça romana foi reconhecido pelo próprio imperador Honório. Assim, a acusação foi anulada e a Igreja passou a reverenciar são Marcelino como mártir. Sua festa litúrgica foi marcada para o dia 6 de abril, data de sua execução.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA


O martírio de São Marcelino nos lembra Lucas 21, 12-13: "Sereis presos e perseguidos, sereis entregues às sinagogas e às prisões, e conduzidos diante de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho."

Nós, os batizados, andamos um pouco esquecidos de nosso compromisso batismal, de nossa participação no Mistério Pascal de Jesus. É compromisso de todos nós, batizados, vivermos intensamente nossa fé, participando ativamente da realidade que vivemos, como co-criadores, a cada instante. Nosso Deus não é um Deus distante e nem nossa fé deve ser alienada, sem compromisso comunitário. Vivamos com alegria como cristãos, optemos pela vida. 


Fonte:

http://www.daaz.com.br/espiritualidade/Marcelino_Cartago.asp

Nenhum comentário: