terça-feira, 5 de maio de 2009

Santo André Kim e 102 Companheiros, Mártires Coreanos (+entre 1791 e 1866) / São Domingos Sávio, Religioso (+1857), 6 de Maio


André Kim e os seus 102 companheiros foram canonizados pelo Papa João Paulo II, durante a sua viagem à Coréia, no dia 6 de maio de 1984. Nesta ocasião, os coreanos, e com eles toda a Igreja, celebraram o segundo centenário da implantação do cristianismo na Coréia. "No decorrer destes 200 anos, a Igreja Católica na Coréia foi regada pelo sangue dos seus mártires, cristãos de todas as idades e classes sociais: crianças, adultos, homens, mulheres, sacerdotes, leigos, ricos e pobres." 
Assim falou João Paulo II, na ocasião: 
"Observai: mediante esta liturgia de canonização, os bem-aventurados mártires coreanos são inscritos no catálogo dos santos da Igreja católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da vossa Nação, juntamente com numerosos missionários vindos de outras terras. São os vossos antepassados, pela descendência, língua e cultura. Ao mesmo tempo, são os vossos pais e as vossas mães na fé que testemunharam derramando o seu próprio sangue."

São Domingos Sávio

Domingos Sávio (Riva, perto de Chieri, Turim, 1842 - Mondoni, Asti, 1857) foi aluno do oratório de São Francisco de Sales, em Turim, e teve São João Bosco como diretor espiritual, confessor e biógrafo. 
Não tardou a assimilar o chamamento de Dom Bosco à necessidade da santificação pessoal: cumprimento fiel e feliz dos deveres do próprio estado de vida, freqüência aos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, apostolado pessoal. Domingos experimentou êxtases e era especialmente devoto de Maria. 
Fundou a Companhia da Imaculada Conceição, para a qual redigiu, juntamente com alguns amigos, o Regulamento (1856), um documento espiritual muito interessante, principalmente tendo em conta a pouca idade do autor. Foi canonizado por Pio XII em 1954. 




Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=46246&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: