domingo, 7 de junho de 2009

Beata Maria do Divino Coração / Beata Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, Religiosa, Fundadora, Mística, 08 de Junho



A Bem-aventurada Maria do Divino Coração pertencia à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor. Natural de Münster, Alemanha (alemã pelo nascimento, portuguesa pelo coração), Maria do Divino Coração nasceu em 1863. Era filha dos condes de Münster. Em 1888 ingressou no Convento das Irmãs do Bom Pastor, cujo apostolado específico se realiza junto à juventude feminina marginalizada.
Em 1894, aos 31 anos, partiu para Portugal. Depois de três meses passados em Lisboa, chegou ao Porto como Superiora do Recolhimento do Bom Pastor. Conseguiu, graças a muita tenacidade e absoluta confiança no Coração de Jesus, transformar aquela casa em ruínas num florescente jardim de Deus. Em 1896, caiu doente, afetada por uma osteomielite, ou seja, uma inflamação da medula espinhal. A paralisia torna-se progressiva.
No Porto, cada vez mais pessoas criam que "a Superiora do Bom Pastor é uma santa", e todos rezavam pela sua cura.
Entre 1897 e 1899, ela pediu repetidas vezes ao Papa Leão XIII a consagração do mundo a Sagrado Coração de Jesus. Finalmente, Maria recebeu a notícia, através de jornais, que a Encíclica "Annum sacrum" havia sido publicada em 25 de maio de 1899, na qual o Papa marcava a data em que consagraria o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Maria morreu em 8 de junho do mesmo ano, na véspera do tríduo preparatório para esta consagração.
Irmã Maria ofereceu a Deus o seu sofrimento, unindo-se ao Servo Sofredor que continuamente oferece a Sua vida pela salvação do mundo. Foi declarada Beata pelo Papa Paulo VI, em 1º de novembro de 1975.



MARIA TERESA CHIRAMEL MANKIDIYAN
Nasceu a 26 de Abril de 1876 em Puthenchira, no Estado do Querala (Índia). Como escrevia na sua autobiografia, redigida por obediência ao seu diretor espiritual, desde a mais tenra idade sentiu um intenso desejo de amar a Deus, que a levava a jejuar quatro vezes por semana e a recitar o Rosário várias vezes por dia. A sua mãe procurava dissuadi-la desses severos jejuns, mas ela persistiu neste gesto a fim de se assemelhar cada vez mais a Cristo sofredor, e chegou a consagrar a sua virgindade quando tinha apenas dez anos.
Como conseqüência da morte da sua mãe, interrompeu o estudo escolar mas continuou muito interessada no discernimento da sua vocação. Queria uma vida escondida para se dedicar à oração, e em 1891 decidiu sair de casa para levar uma vida eremítica e de penitência, mas o seu projeto fracassou.
Intensificou então a sua colaboração na paróquia, juntamente com três companheiras, dedicando-se aos pobres, doentes, pessoas sozinhas e órfãos. Orava pelos pecadores, fazendo contínuos jejuns pela conversão deles. Esse apostolado era demasiado revolucionário para os moralistas do seu tempo e por isso sofreu fortes críticas, inclusive nos ambientes eclesiásticos.
Recebeu de Deus muitos favores místicos, entre os quais visões e estigmas, mas permaneceu sempre no caminho da humildade e do recolhimento. O seu Bispo, duvidando da autenticidade de tais fenômenos místicos, mandou-a submeter-se várias vezes a exorcismos.
Em 1903 explicou ao Vigário Apostólico de Trichur o seu desejo de fundar uma casa de retiro e oração, mas foi-lhe sugerido entrar no convento das Clarissas Franciscanas. Depois, tendo sido enviada ao convento das Carmelitas de Ollur, também ali Maria Teresa percebeu que não era esta a sua vocação. Finalmente, o Bispo compreendeu que Deus desejava uma nova Congregação religiosa ao serviço da família. No dia 14 de Maio de 1914 foi erigida canonicamente a nova Ordem, que se denominou Congregação da Sagrada Família. Durante e após os difíceis anos da primeira guerra mundial, com indômita energia e total confiança na Providência divina, ela deu vida a três novos conventos, duas escolas, uma casa de estudos e um orfanato.
Maria Teresa morreu com fama de santidade a 8 de Junho de 1926.

Fontes:
http://alexandrina.balasar.free.fr/marie_du_divin_coeur_fr.htm
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=37908&language=PT&img=&sz=

Nenhum comentário: