sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beatas Teresa, Mafalda e Sancha, Religiosas, 20 de Junho







Beata Teresa
A infanta Teresa de Portugal, filha de Dom Sancho I, nasceu em 1177 e foi rainha de Lyon, tendo tido três filhos antes da declaração da nulidade do seu casamento com Afonso IX, por consangüinidade. Voltando a Portugal, recolheu ao mosteiro de Lorvão, onde se fez cisterciense. Restaurou o velho convento e ali se refugiou durante a guerra que seu marido moveu contra o rei português para fazer valer os direitos que alegava deter pelo seu matrimônio então desfeito. Ficou conhecida pela sua caridade para com os humildes e desprotegidos.
Teve papel importante na procura de uma solução para as contendas entre seus sobrinho Sancho II e Afonso III.







Beata Mafalda
     Apesar de ter casado com o rei Henrique I de Castela, esta filha de Dom Sancho I não chegou a consumar o matrimônio, uma vez que o marido morreu ainda de menor idade. A infanta Dona Mafalda preferiu, então, recolher-se ao mosteiro cisterciense de Arouca, tendo consagrado a Deus o resto da sua vida. Distribuiu todos os seus bens por mosteiros e conventos, ordens religiosas, igrejas e catedrais. Ao morrer, deixou, por toda a parte, uma memória de grande generosidade e desprendimento, sendo abençoada pela devoção dos fiéis.
Foi beatificada, juntamente com as suas irmãs, em 1705.




Beata Sancha

Nascida em Coimbra, em 1180, filha de Dom Sancho I e da rainha Dona Dulce, a infanta Dona Sancha foi educada na piedade e austeridade. Quando herdou de seu pai a vila de Alenquer e o seu termo, ali fundou dois conventos, confiando um aos dominicanos e o outro aos franciscanos. Para si mesma, fundou o convento de Celas, em Coimbra, onde tomou o hábito de cisterciense e residiu até a sua morte.










Fontes:

Nenhum comentário: