sexta-feira, 12 de junho de 2009

Beato Afonso Maria Mazurek, Presbítero, Mártir (+1944), 13 de Junho


Leituras próprias: Ap 7,9-17 – Sl 33(34) – Jo 15,18-21 “Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós.”
Cristo não enganou seus discípulos, nem lhes prometeu feitos e triunfos. Mostrou-lhes, com clareza, o mesmo caminho percorrido por ele.
Jósef Mazurek nasceu em 1º de março de 1891, em Baranówka, diocese de Lublin, na Polônia. Em 1908 recebeu o hábito carmelitano em Wadowice, com o nome de Afonso Maria do Espírito Santo. Em Viena (Áustria) recebeu a ordenação sacerdotal em 16 de julho de 1916. Conhecido por seus dotes de organização e estimado como educador da juventude, foi, até 1930, prefeito e professor no Seminário Menor de Wadowice.
Eleito, em 1930, Prior do convento de Czerna, cumpriu este oficio até a morte, com exceção do triênio 1936-1939, durante o qual foi ecônomo do mesmo convento. Organizou devoções particulares conforme o carisma do Carmelo e se dedicou à direção do coro do Carmelo Secular. Ao chegar o fim da segunda guerra mundial, aumentaram-se notavelmente a hostilidade dos nazistas e suas represálias na Polônia. Em 28 de agosto de 1944, aos 53 anos, foi martirizado.
Em 13 de junho de 1999, o Papa João Paulo II, na Polônia, beatificou 108 mártires da Segunda Guerra Mundial, vítimas da perseguição nazista. Dentro desse grupo estava nosso irmão, o Padre Afonso Maria Mazurek, OCD. Alguns pensamentos seus:
"Toda nossa santidade e perfeição consiste em conformar-nos com a vontade de Deus, que é a única e suprema norma de perfeição e de santidade."
"Nada deveria perturbar a paz e a tranqüilidade do coração, porque este coração deveria apegar-se somente a Deus e não às suas consolações, às suas graças ou aos seus dons."
"Nas aflições, nas tribulações, nas angústias e nas tentações, sempre me refugiarei junto à melhor e amantíssima Maria, minha Mãe. A ela me ofereço e todas minhas coisas. Fielmente, junto com a Santíssima Maria, minha Mãe, quero estar sob a cruz de Jesus."

Oração
Deus onipotente que chamaste teu filho Afonso Maria a oferecer sua vida por amor a Cristo e à Igreja, ajuda-nos com sua graça para que, sustentados por seu exemplo, permaneçamos fiéis às promessas batismais durante toda nossa vida. Concede-nos também, por sua intercessão, la graça que com humildade e confiança te pedimos. Amém.

Fonte:

Nenhum comentário: