segunda-feira, 22 de junho de 2009

Santos Sir Tomás More, Leigo e João Fisher, Bispo, Mártires, 22 de Junho

São Sir Tomás More

"É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conversa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é More também na Corte. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros."
Erasmo de Rotterdam

Inglês, nascido em 1477, foi decapitado em Londres, por ordem de Henrique VIII devido à sua fidelidade à Sé apostólica romana. Estudou na Universidade de Oxford. Era de caráter extremamente simpático. De honrada burguesia, filho de um juiz. Foi pajem do arcebispo de Cantuária. Pai de família, teve um filho e três filhas. Era jurista e amigo de Erasmo de Rotterdam, que lhe dedicou a sua obra-prima: "O Elogio da loucura". Foi nomeado chanceler do Reino.
Deixou várias obras escritas, versando sobre negócios civis e liberdade religiosa. A sua obra mais conhecida intitula-se "A Utopia" (vocábulo grego que significa: em parte nenhuma).
Opôs-se duramente ao divórcio de Henrique VIII, que desejava anular seu primeiro casamento a fim de casar-se com Ana Bolena. Recusou-se a comparecer aos cerimoniais de coroação da nova rainha. Por ordem do rei, foi preso e lançado na Torre de Londres. Na prisão, escreveu "Diálogo do Conforto nas Tribulações".
Mesmo condenado à forca, não perdeu o seu peculiar bom humor cristão, sua naturalidade e simplicidade. No dia da execução, pediu ajuda para subir ao cadafalso. E disse ao povo: "Morro leal a Deus e ao Rei, mas a Deus antes de tudo". E abraçando o carrasco, disse: "Coragem, amigo, não tenhas medo! Mas como tenho o pescoço muito curto, atenção! Está nisso a tua honra!" E pediu para que não lhe estragasse a barba, porque ela, ao menos, não cometera nenhuma traição.
Sua trágica morte - condenado a pena capital por se negar a reconhecer Henrique VIII como cabeça da Igreja da Inglaterra, é considerada pela Igreja Católica como modelo de fidelidade à Igreja é à própria consciência, e representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário.
Morreu no dia 6 de Julho de 1535. Foi beatificado em 1886 por Leão XIII e canonizado em 1935 por Pio XI.
São João Fisher

João Fisher nasceu no ano de 1469, estudou em Cambridge (Inglaterra) e foi ordenado sacerdote. Mais tarde, foi nomeado bispo de Rochester, cargo que exerceu com uma vida de grande austeridade e intenso zelo apostólico, visitando com freqüência os seus fiéis. Escreveu também diversas obras contra os erros do seu tempo.
Em 1534 recusou-se, juntamente com o estadista Thomas Morus, a jurar obediência ao "Ato de Supremacia" de Henrique VIII de Inglaterra e, por isso, foi encarcerado na Torre de Londres juntamente com Thomas Morus.
Foi decapitado em 1535 por ordem do rei Henrique VIII, por ter se recusado a ceder na questão da pretendida anulação do seu matrimônio. Enquanto estava no cárcere, foi designado cardeal pelo papa Paulo III. É venerado como Mártir e Santo pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana, que o celebra no dia 6 de julho.

Fontes:

Nenhum comentário: