quarta-feira, 17 de junho de 2009

São Raniero de Pisa, Peregrino (+1160), 17 de Junho





Padroeiro de Pisa, Itália, São Raniero (ou Rainério) nasceu em Pisa e viveu no século XII. Levava vida fútil, cheia de vaidades e entregue aos prazeres. Era músico, tocador de lira.
Um dia encontrou-se com o monge Alberto Leccapecore, homem de Deus. Esse encontro levou-o a repensar sua vida e mudá-la radicalmente.
Recolheu-se, então, a uma vida solitária e penitente. Sem comer, e em contínuos prantos, acabou por ficar cego, mas obteve de Deus a graça da própria cura. Por inspiração divina partiu para a Terra Santa como mercador. Alimentava-se apenas duas vezes por semana e entregava-se a rudes trabalhos. Teve então uma visão em que as jóias de sua bolsa se transformavam em enxofre e ardiam em chamas. Uma voz explicou-lhe o sentido da visão, dizendo que a bolsa era seu corpo; o fogo e o enxofre, a sua vida fútil.
Como peregrino, visitou os Lugares Santos e passou no deserto 40 dias, jejuando como o fez um dia Jesus. De regresso a Pisa, ingressou no mosteiro de São Guido, levando vida simples. Morreu em 1160.

Fontes:

Nenhum comentário: