sábado, 18 de julho de 2009

Beato Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo (+1590), 18 de Julho



Nasceu em Lisboa (nos arredores dos Mártires), em maio de 1514 e entrou para a ordem dominicana com apenas 14 anos. Foi feito arcebispo de Braga em 1559. Entre 1561 e 1563, participou do Concílio de Trento. Resignou em 1582, tendo-se recolhido ao Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo, onde morreria em 1590.
Eis um trecho do discurso de João Paulo II no dia da sua beatificação: "O Beato Bartolomeu dos Mártires, dominicano por vocação e ideal de vida, ardia de zelo pela causa de Deus, que é a salvação dos homens, iluminando-lhes o caminho com o Evangelho. Fiel à norma apostólica, 'entrega-se assiduamente à oração e ao serviço da palavra' (cf. At 6, 4), arrastando consigo o clero: promove a sua formação permanente, ao seu alcance põe meios para pregar ao povo e funda o Seminário para preparar dignamente os futuros sacerdotes.
O Seminário era apenas uma das medidas da reforma preconizada pelo Concílio de Trento, a cuja realização o Beato Arcebispo se consagrou de alma e coração, não sem obstáculos, alguns com ressonância em Roma. O Papa Pio IV assim respondeu, falando de Dom Frei Bartolomeu: ‘Tal satisfação nos deu, no tempo que participou no Concílio, com a sua bondade, religião e devoção, que o ficamos tendo em grande conta, com tamanho conceito da sua honra e virtude que não poderão alterá-lo queixumes de ninguém" (Carta ao rei de Portugal, Cardeal Dom Henrique). Ontem pude assinalar, com o ato da sua beatificação, estes sentimentos do meu Predecessor.
Saúdo a Igreja de Lisboa, que lhe deu o berço, e a de Viana do Castelo, que o acolheu nos seus últimos anos e conserva a relíquia venerável do seu corpo; saúdo a Arquidiocese bracarense na sua extensão de então e Portugal inteiro, que ele serviu e amou, sobretudo na pessoa dos pobres.’"

Fontes:

Nenhum comentário: