segunda-feira, 6 de julho de 2009

Santa Maria Goretti ou Marieta, Mártir, 06 de Julho


Santa Maria Goretti, ou Marieta, como também era chamada, foi uma daquelas pessoas que morreram pelo fato de não quererem trair suas próprias convicções. Nascida na cidade de Corinaldo, província de Ancona, Itália, Maria Goretti e sua família foram obrigados a mudar-se para o inóspito Agro Pontino, na localidade de Ferrieri di Conca, em busca de trabalho. Seus pais trabalhavam na lavoura, enquanto Maria cuidava dos seus quatro irmãos mais novos.
Pouco tempo depois, quando a menina tinha apenas dez anos, seu pai morreu de uma doença grave. Sua mãe, Assunta, trabalhava duramente no campo para ganhar o sustento da casa. Além de cuidar da casa e dos irmãos, Maria aproveitava o tempo que lhe restava para correr até a Igreja mais próxima e aprender o catecismo. Aos doze anos, num domingo de maio, pode fazer a primeira comunhão. Apesar de ter somente doze anos, Maria Goretti era muito crescida, o que chamou a atenção de um jovem garoto de 18 anos, Alexandre Serenelli. Um dia, aproveitando um momento em que Maria estava sozinha com sua irmã mais nova, Alexandre procurou seduzi-la. Diante da resistência da jovem menina, Alexandre apunhalou-a com vários golpes.
Goretti foi transportada ao hospital e, antes de morrer, perdoou seu assassino com as seguintes palavras: "Por amor a Jesus eu o perdôo, e quero que venha comigo para o paraíso". Alexandre foi condenado a trabalhos forçados até os 27 anos, altura em que foi absolvido por boa conduta. Ele conta ter tido uma visão da pequena mártir, que o fez mudar de vida. Maria Goretti foi canonizada em 1950.

Fontes:

Nenhum comentário: