terça-feira, 21 de julho de 2009

São Lourenço de Brindisi, Religioso, Doutor da Igreja (1539-1619), 21 de Julho

        Desde criança, Lourenço, batizado Julio Cesar Rossi, demonstrava uma aptidão especial para o estudo, aprendendo com facilidade, sobretudo os idiomas. Sua mãe incentivava seus estudos e quando a região de Brindisi, onde viviam, foi ameaçada de invasão, enviou o menino a Verona para ser educado por um tio. Pouco tempo depois, ingressou em um convento dos capuchinhos e adotava o nome de Lourenço.
Conhecedor de teologia, filosofia e muitos idiomas, teve um papel decisivo na conquista de novos cristãos e no combate ao luteranismo, na Alemanha. Participou de várias batalhas, às quais comparecia sempre à frente dos soldados segurando apenas um crucifixo.
Fundou também muitos mosteiros em Praga e em Viena. Trabalhou diretamente com o Papa Paulo V, atuando como diplomata na resolução de conflitos políticos e religiosos, buscando sempre a paz entre as cortes européias. Lourenço foi morto em uma viagem de trabalho, quando tentava resgatar a paz para a cidade de Nápoles.

Santificando minha vida:
Lourenço foi um homem que dedicou sua capacidade de trabalho à promoção da paz. O meu trabalho é promotor da paz e da melhoria de vida daqueles que estão comigo?

Fontes:

Nenhum comentário: