segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Santo Aristides, Confessor (+ Atenas, Séc. II) / São Raimundo Nonato, Confessor, 31 de Agosto

     Antes de converter-se, Santo Aristides ensinava filosofia em Atenas. Depois de convertido, dirigiu ao Imperador uma apologia à Religiäo cristã, mostrando que os bárbaros, os gregos e os judeus formavam uma idéia falsa da divindade (cristã), e que só os cristãos a conheciam verdadeiramente.
* Martirológio Romano - Monástico, Abadia de S. Pierre de Solesmes, traduzido e adaptado para o Brasil pelos Monges do Mosteiro da Ressurreiçäo, Ponta Grossa (PR), 1997.


São Raimundo Nonato

Ingressou, com 24 anos, na Ordem dos Mercedários, destinada ao resgate de cativos. Ofereceu-se voluntariamente para ficar escravo entre os mouros, a fim de permitir a libertação de um católico que estava periclitando na fé.
Visava também exercer seu ministério entre os demais pobres cativos e, mais ainda, pregar a Religião católica aos próprios maometanos. Para impedi-lo de pregar, os mouros furaram-lhe os lábios com um ferro quente, e mantinham sua boca fechada com um cadeado.
Passou oito meses prisioneiro, sofrendo atrozmente. Depois de libertado, foi nomeado cardeal, em reconhecimento pelos seus méritos. Faleceu com apenas 36 anos. Recebeu o nome de Nonato (do latim "non natus", isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte da mãe. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Fontes:

Nenhum comentário: