quinta-feira, 6 de agosto de 2009

São Caetano de Thiene, Fundador dos Teatinos (+1547), 07 de Agosto






São Caetano nasceu na cidade de Vicenza, Itália, em Outubro de 1480. Pertencia a uma família de nobres; o pai, Conde Gaspar de Thiene e a mãe, Maria do Porto. Tinha dois irmãos: João Batista e Alessandro. O nome do nosso Santo foi dado por seu pai, tentando indicar um caminho a seguir, já que Caetano significa “homem das armas”. Um dia depois de seu nascimento, Caetano foi batizado e consagrado a Nossa Senhora.
Caetano e seus irmãos ficaram órfãos muito cedo. Sua mãe pertencia à Ordem terciária dos Dominicanos e foi a educadora e responsável por seus filhos. Sua infância aconteceu de forma tranqüila e normal, como a de qualquer outra criança. “Caetano crescia em sabedoria e graça...” Os históricos não falam muito de sua adolescência ou juventude. Aos vinte e dois anos foi laureado em Direito Civil e Canônico na Universidade de Pádua.
TRAÇOS CARACTERÍSTICOS: o abandono total nas mãos da DIVINA PROVIDÊNCIA (Mt 6,24-34); a CRUZ DESNUDA, como verdadeiro amor, levado à doação total; os EVANGELHOS foram para Caetano a alma de toda a reforma da Igreja, no clero e no povo de Deus; a EUCARISTIA foi o centro da sua vida dando energia a sua vida cristã, sacerdotal e religiosa, e NOSSA SENHORA DA PUREZA, que o iluminava e instigava a lutar pela sua limpeza de alma.
ORATÓRIO DO DIVINO AMOR: participava desse movimento, formado por leigos, Sacerdotes e Bispos e dedicavam-se a escuta da Palavra, à sua reflexão e as obras de caridade. Assim, Caetano lançou a idéia de formar um grupo de sacerdotes reformados, onde viveriam em comum, do comum e para o comum, segundo as primeiras comunidades apostólicas. Daí nasceu a ORDEM DOS CLÉRIGOS REGULARES TEATINOS.
Caetano trabalhou na corte pontifícia como protonatário apostólico do Papa Júlio II e, mais tarde, de Leão X. Ele, vendo a corrupção eclesiástica naquele tempo, viu que a Igreja precisava de uma imediata reforma “na cabeça e nos seus membros”. Ela consistia em uma reforma primeiramente pessoal, para depois, a partir de seus testemunho e exemplo, reformar os outros. Caetano coloca este tipo de reforma sob o lema ”renovar, renovando-se”.
Foi ordenado sacerdote em 30 de Setembro de 1516 e desse momento em diante Caetano dizia: ”Liguei minha vida à Cruz de Cristo.

Oração a São Caetano
Ó São Caetano, corajoso reformador da Igreja, tanto pela pregação como pelo exemplo, fazei de nossa Igreja cada dia mais santa, purificando-a de todo o joio e do todo o comodismo. Dai-lhe a coragem de desinstalar-se, para que seja serva do mundo, sem pensar em servir-se a si mesma.
Como a luz que brilha, não para iluminar a si mesma, mas a todos que estão em casa, assim seja nossa Igreja luz para o mundo e todos, vendo o nosso servir, glorifiquem o Pai que está nos céus.

Fontes:
http://www.matrizsagradafamilia.com.br/igreja_virtual_rezaconosco.htm

Nenhum comentário: