sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Santo Nome de Maria, 12 de Setembro



A festa do Santo Nome de Maria foi estabelecida pelo Papa Inocêncio XI, no ano de 1683, em memória de uma memorável vitória dos Cristãos sobre os Turcos, sob a visível proteção da Rainha do Céu.
Cento e cinqüenta mil Turcos haviam avançado sobre os muros de Viena e ameaçavam toda a Europa. Sobieski, rei da Polônia, veio em socorro da cidade sitiada no período das oitavas da festa da Natividade de Nossa Senhora, e dispôs-se a iniciar uma batalha generalizada.
Este príncipe, muito religioso, começou por mandar celebrar a Santa Missa, à qual ele mesmo quis servir, tendo os braços em posição de cruz. Após ter fervorosamente comungado, ele se levantou, ao final da Missa, e exclamou: "Marchemos com confiança sob a proteção do Céu e com o auxílio da Santíssima Virgem!" Sua esperança não foi traída: os Turcos, aterrorizados e em pânico, fugiram em meio a uma grande desordem.
Foi depois desta ocasião memorável que a festa do Santo Nome de Maria é celebrada nas oitavas da sua Natividade.

Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano (Vie des Saints pour tous les jours de l'année), Tours, Mame, 1950.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Nenhum comentário: