quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Santa Claudina Thévenet, Fundadora da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, 30 de Setembro



Foi solenemente canonizada no dia 21 de Março de 1993 esta Serva de Deus, que nasceu em Lion, na França, a 30 de Março de 1774. Fora beatificada a 4 de Outubro de 1981. Na homilia desse dia, João Paulo 11 relata-nos as angústias por que passou a bem-aventurada:
"Teve a adolescência perturbada pela revolução francesa que agitou tão violentamente a sua cidade natal. Numa manhã de Janeiro de 1794, esta jovem de 19 anos reconhece os seus dois irmãos, Luís e Francisco, num cortejo de condenados à morte. Tem a coragem de os acompanhar até ao lugar do suplício e de recolher as últimas palavras deles: 'Glady, perdoa, como nós perdoamos!'. Este fato foi sem dúvida elemento determinante da vocação de Claudina, já tão compassiva diante das misérias acumuladas pela tempestade revolucionária. Pensa em tomar-se mensageira da misericórdia e do perdão de Deus numa sociedade destroçada, e dedicar a própria vida à educação dos jovens, sobretudo dos mais pobres, cujo estado de abandono ultrapassa a imaginação. Por isso, com o apoio esclarecido do padre Coindre, Claudina funda em 1816 uma Piedosa União, que virá a ser dois anos mais tarde a Congregação de Jesus e Maria".

A seguir, o Santo Padre faz o ponto da situação do novo Instituto:
"Hoje, para o maior prazer da Igreja, as Filhas da Madre Thévenet são mais de 2000, presentes em todos os continentes e vivendo verdadeiramente do seu espírito. Escolas e colégios, lares para jovens e para pessoas idosas, pastoral catequética e familiar, dispensários e casas de oração, não têm senão uma finalidade: levar a que se conheçam Jesus e Maria, trabalhando ao mesmo tempo na promoção social dos pobres".
AAS 84 (1992) 482-4; L'OSS. ROM 11.10.1981.

Fontes:

Nenhum comentário: