sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São Francisco Gagelin, Sacerdote, Missionário, Mártir, 17 de Outubro



Durante a Revolução Francesa, os sacerdotes que se manteviveram fiéis ao papa encontraram um refúgio na casa da família Gagelin, em Montperreux, França.
Aos cinco anos de idade, filho desta família devota, Francisco Gagelin disse a seus pais: "Eu quero ser um padre." Anos mais tarde, após ingressar naSociedade para as Missões Exteriores, em Paris, Francisco embarcou para as missões na Ásia e foi ordenado sacerdote em Quang Tri, no Vietnã.
Como missionário no Vietnã, ele observou: "Nesses países, que sofrem de dores do corpo e do espírito... Mas não devemos levar nada disso em conta se fizermos uma comparação com a imensaglória que Deus prepara para aqueles que O servem fielmente."
A renovação da perseguição contra os católicos do Vietnã levou o Padre Gagelin a entregar-se às autoridades pagãs, em 1833, para encorajar os fiéis. Ele foi acusado de "esconder imagens religiosas e estatuetas."
Enquanto estava na prisão, ele confidenciou a um amigo que tinha desejado o martírio desde sua infância, e quando se tornou padre ele pediu a Deus este destino cada vez que ele elevou o Precioso Sangue durante a missa.
Padre Gagelin foi executado por decapitação.

Ver também: Santo Inácio de Antioquia

Fontes:

Nenhum comentário: