sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cristo, Rei do Universo, Último Domingo do Ano Litúrgico, 22 de Novembro

Cristo é o Rei do universo e de cada um de nós. Esta é uma das festas mais importantes do calendário litúrgico, pois celebramos Cristo Rei do universo. Seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.
A festa de Cristo Rei foi instaurada pelo Papa Pio XI, em 11 de março de 1925. O Papa quis motivar os católicos a reconhecerem publicamente que o  Chefe da Igreja é Cristo Rei.
Posteriormente, transferiu-se a data da celebração, dando-lhe um novo sentido. Ao encerrar o ano litúrgico com esta festa, a Igreja quis ressaltar a importância de Cristo como o centro de toda a História universal. Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Cristo reina nas pessoas com Sua mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, ou seja, para sempre e para todos os homens e mulheres.
Com a festa de Cristo Rei, encerramos o ano litúrgico. Esta festa tem um sentido escatológico pois celebramos Cristo como Rei de todo o universo. Sabemos que o Reino de Cristo já começou, pois está presente na Terra desde a Sua vinda ao mundo, há mais de dois mil anos, mas Cristo não reinará definitivamente sobre toda a Humanidade enquanto não voltar ao mundo com toda a Sua glória, o que acontecerá no final dos tempos, ou seja, na Parusia. Se quiser saber o que Jesus nos antecipa a respeito deste grande dia, leia o Evangelho de Mateus 25, 31-46.
Na festa de Cristo Rei celebramos o fato de que Ele pode começar a reinar em nossos corações tão logo Lhe permitamos, e assim o Seu Reino pode fazer-se presente em nossa vida. Desta forma, começamos desde agora a instaurar o Reino de Cristo em nós mesmos e nos nossos lares, trabalhos e por toda parte.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Um comentário:

lanmachado@yahoo.com.br disse...

Bom dia, obrigado pela participação no blog Católicos na Fé e parabéns pela ideía do blog. Colocarei seu link na minha lista de blogs, gostaria que se possível o nosso fosse colocado também.