segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Santo André Avelino, Presbítero, 10 de Novembro


Santo André Avelino, santo bem querido, de um modo especial, na paróquia do Carvalhal, freguesia dos Canhas, Concelho da Ponta do Sol,  é invocado pela Igreja como santo protetor contra a morte repentina, sendo também o protetor da Terceira Idade.
A devoção da população daquela zona ao santo já é antiga, tendo-lhe sido erguida uma pequena capela e que viria a ser demolida em 1961, quando da construção da nova igreja do Carvalhal, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Aquela capela foi mandada construir por Nuno Freitas Silva no ano de 1774.
No livro “A Freguesia dos Canhas”, o historiador madeirense Gabriel de Jesus Pita refere-se àquela capela salientando que aquela era uma casa de oração que“ainda hoje está bem guardada no coração de muitos filhos desta paróquia. Respeitamos o espírito magoado e saudosista de todos quantos o mantêm; por um lado o fato de ter sido desfeita uma obra original de gratas recordações”.

Um santo com muitos devotos
Lancelloto Avelino nasceu em Castronuovo, Itália, em 1521. Recebeu de sua mãe a formação para uma vida santa. Enquanto aprendia religião e ciências humanas, ao mesmo tempo ensinava aos menos favorecidos. Foi um rapaz belíssimo fisica e espiritualmente. Ordenou-se sacerdote e doutorou-se em direito civil e eclesiástico.
Em Nápoles ingressou na ordem teatina com o nome de André. Aos três votos religiosos uniu mais outros dois: Renunciar a própria vontade e progredir cada vez mais na perfeição evangélica. Conviveu com grandes santos: João Marinoni, Paulo Burali e Carlos Borromeu que o convidaram para auxiliar na reforma da diocese.
Destacou-se como formador. Deus concedeu-lhe vida longa durante a qual enriqueceu de bondade e obras santas a vida da Igreja e dos irmãos. Morreu quando iniciava a celebração eucarística na manhã do dia 10 de Novembro de 1608. Em 1712 foi canonizado pelo Papa Clemente X. Em 10 de Novembro de 2007 abrir-se-á o Ano Jubilar que celebrará os 400 anos da sua morte.

Ver também: São Leão Magno

Fontes:

Nenhum comentário: