segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Santo Elói, Bispo (+660), 1º de Dezembro


Corria o século VII quando o rei Clotário II, desejoso de possuir um trono de ouro, reuniu grande quantidade desse metal e começou a procurar algum ourives que lhe executasse o serviço.
Mas todos os ourives que encontrou, sendo desonestos, lhe diziam que o ouro acumulado não era suficiente. Afinal apareceu Elói, mestre afamado de ourivesaria, e declarou que aquele ouro era suficiente para a confecção do trono.
O contrato celebrado, Elói recebeu o ouro e pôs-se a trabalhar. Sendo honestíssimo, aproveitou bem o ouro recebido e conseguiu com ele fazer não somente um, mas dois tronos, e entregou-os ao rei.
Admirado com a honestidade do artista, Clotário nomeou-o guardião e administrador do tesouro real. Essas funções foram mantidas por Elói durante o reinado de Dagoberto II, filho de Clotário.
Depois de muitos anos de bons serviços ao rei e ao reino, o antigo ourives foi feito bispo de Noyon, revelando-se um grande e zeloso prelado que estendeu suas atividades apostólicas muito além dos limites de sua diocese e até mesmo do reino.

Fontes:
www.santododia.com.br

2 comentários:

António disse...

O seu blog é lindo. Os modelos que apresenta recordam o tempo sagrado. Dei com ele pelo quadro de Ticiano Vecellio 'Apresentação da Virgem no Templo'. Nunca tinha visto assim Maria. António.

Rio de Deus disse...

Obrigada, António! Agradeço em meu nome e em nome da equipe do Rio de Deus. O objetivo que temos é não só levarmos conhecimento a respeito dos santos e santas da Igreja Católica, mas também levar conhecimento, cultura, arte a todos os quatro cantos do mundo. Afinal, tudo isso é maravilha de Deus!
Abraços,

Gisèle Pimentel