segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Maria Teresa Fasce, Religiosa (+1947), 18 de Janeiro

Maria Teresa Fasce (cujo nome civil era Maria Giovanna) nasceu perto de Gênova (Itália) no dia 27 de Novembro de 1881. Educada na fé cristã numa família religiosíssima e rica, deixou-se bem depressa conquistar por uma perspectiva evangélica da perfeição cristã. Ficou bastante impressionada pelo extraordinário testemunho de santidade de Santa Rita de Cássia, quando se celebrava, em Gênova, na paróquia freqüentada pela família Fasce, a Canonização desta insigne Santa.
Decidiu-se, então, tornar monja agostiniana contemplativa em Cássia, superando todas as resistências familiares, e entrou no mosteiro a 18 de Junho de 1906. Emitiu os votos solenes no dia 28 de Maio de 1912, com o firme propósito de imolar a sua vida por Cristo e pela sua Igreja.
Exerceu o cargo de Mestra das noviças, foi Vigária e Abadessa, mostrando-se sempre verdadeiramente «Mãe» e modelo da sua comunidade. Testemunho claro, vivo e esplêndido da sua atividade foram as inúmeras obras por ela instituídas em favor dos habitantes de Cássia, duramente provados pela tragédia da guerra. Transformou o seu mosteiro num centro de irradiação da devoção a Santa Rita no mundo inteiro, a qual foi por ela imitada com a experiência mística da Cruz, aceitando um tumor maligno como um seu tesouro e longo calvário. Morreu a 18 de Janeiro de 1947.

Fontes:

Nenhum comentário: