sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

São Gaspar del Búfalo, Sacerdote (+1836), 2 de Janeiro

 Nasceu em 6 de janeiro de 1786 em Roma, Itália, filho de Antônio del Bufalo um “chef” do príncipe Altieri  e de Annunzaiata Quartieroni. Quando criança, sofreu com problemas ocularesoftalmológicos que quase o cegaram. Foi curado em 1788 em seguida a intensas orações a São Francisco de Assis. Ele estudou no Colégio Romano e pretendia se tornar um jesuíta. Foi presidente da recém-instituída Ordem Catecista da Escola de Santa Maria del Painto com a idade de 19. Ordenado em 31 de julho de 1808. Em 23 de outubro ele e três  amigos, Frei Bonanni e Frei Santelli e Frei Gonnelli fundaram o Oratório de Santa Maria, em Vincis. Em 8 de dezembro de 1808 ele fundou com o Padre Albertini a Confraria do Precioso Sangue de Jesus, em San Nicola. 

Seguindo-se a queda de Roma aos franceses em 1809, e sendo o Estado Papal suprimido em 17 de maio, o Papa Pio VII foi deportado em 6 de julho e os padres foram ordenados a prestarem voto de lealdade a Napoleão. Gaspar recusou-se e no dia 13 de junho de 1810 partiu para o exílio, por 5 anos, com vários padres, para Piacenza e de lá para Bolonha .Em 13 de setembro de 1811, recusou-se uma segunda vez a fazer o voto de lealdade  e foi enviado para a prisão de San Giovani, em Ímola e, depois, para a fortaleza de Ímola. Uma terceira recusa fez com que fosse transferido para  a fortaleza em Lugo em 16 de maio de 1813. Em seguida a uma quarta recusa, em 10 de dezembro de  1813, ele foi sentenciado ao exílio na Córsega Enquanto esperava o transporte em Florença, recebeu um convite para se juntar aos “Trabalhadores Evangélicos”, grupo de padres que fazia um trabalho missionário. Embora seja questionável  se Gaspar na época poderia ser de alguma ajuda, ele  entusiasticamente entrou para o movimento. Menos de um mês mais tarde Murat restaurou a liberdade a todos os padres.
A rainha do Preciosíssimo Sangue, imagem que São Gaspar levava às missões.

Assim em fevereiro de 1815 retornou aroma após 4 anos de cativeiro. Ele ajudou a formar os Missionários do Precioso Sangue em 1815  em Giano, Soleto, Itália, uma congregação dedicada a trazer os sacramentos de volta a Itália (destruída pela guerra) sob o patrocínio de São Francisco Xavier. Muitos se opunham ao seu trabalho, mas o Papa Pio VII após conversar com ele pessoalmente aprovou seu trabalho. Em 1821 Papa Pio VII designou Gaspar para libertar as províncias dos bandidos e a fundar 6 missões na área. Gaspar  ficou  os próximos 5 anos no púlpito. Em fevereiro de 1826 ele foi indicado como Núncio Papa no Brasil. Gaspar pediu para ser dispensado, pois pretendia continuar a pregar, mas foi forçado a ficar 8 meses nessa nova função. Voltou à sua Congregação na Casa Mãe, em San Felice, em outubro e voltou a pregar nas Casas Missionárias nos 10 anos que se seguiram. Vários milagres foram creditados a ele, inclusive a cura de doentes apenas com sua  benção e oração. Ele próprio  cuidava dos doentes na peste de 1830 (cólera). Acabou contraindo a terrível doença e veio a falecer em 28 de dezembro de 1837.

Foi enterrado em Santa Maria, em Trívio. Beatificado em agosto de 1904 pelo Papa Pio X e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII .

Sua festa é celebrada no dia 2 de janeiro.

Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/sao_gaspardelbuffalo.htm
http://www.30giorni.it/br/articolo.asp?id=4078

Nenhum comentário: