sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Beato Jordão da Saxônia, Presbítero (+1237), 13 de Fevereiro



Jordão de Saxônia nasceu em 1180, dez anos depois de São Domingos, em Burgsberg, hoje atual Alemanha. Era oriundo de uma família nobre e por isso foi enviado para Paris para realizar ali a sua formação acadêmica e universitária.
Encontrava-se em Paris quando, no verão de 1219, São Domingos passou por ali para visitar o recém- fundado Convento dos Frades Pregadores, mais tarde conhecido por Convento de Saint-Jacques (São Tiago). 
Jordão foi escutar a sua pregação e, por causa dessa pregação, um ano mais tarde recebia o hábito dos Dominicanos. Pouco depois, representava esse mesmo convento de Paris no que foi o primeiro Capítulo Geral da Ordem, celebrado em Bolonha.
No ano de 1221, Jordão é nomeado Prior Provincial da Lombardia e, após a morte de São Domingos, nesse mesmo ano, é eleito Mestre da Ordem, cargo que ocupou durante dezesseis anos.
Jordão de Saxônia morreu num naufrágio no Mediterrâneo oriental, quando regressava de visitar os conventos que entretanto se tinham estabelecido na Terra Santa.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100213&id=11711&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=51012&language=PT&img=&sz=full

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, mto obrigado por participar do blog da Congregação da Glória! Colocarei o link do seu blog em breve!

Fique com Deus e Salve Maria!