quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nossa Senhora da Luz, 2 de Fevereiro





Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias ou, ainda, Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal, apesar de sua aparição ter ocorrido nas Ilhas Canárias (Espanha). 

História
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria dito aos dois: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33).
Com base na festa da Apresentação de Jesus e Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz, das Candeias ou da Candelária, cuja festa era geralmente celebrada com uma procissão de velas, para relembrar o fato.

Aparição
A Virgem da Candelária ou da Luz apareceu na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha), numa praia, em 1400, aos Guanches, nativos daquelas ilhas. Mais tarde, sua devoção chegou às Américas. Nossa Senhora da Luz é a padroeira das ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.[1][2]

Invocação e expansão do culto
Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre Antônio Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]»), e tornou-se particularmente cultuada em Portugal a partir do início do Século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à ação mecenática (de mecenas)da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.
A partir daí, a devoção à Senhora da Luz cresceu, e com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil, onde é a santa padroeira da cidade de Curitiba, capital do Paraná (veja-se a lenda de Nossa Senhora da Luz), Guarabira - PB, Pinheiro Machado - RS, Itu - SP, ou ainda Corumbá - MS. Em Juazeiro do Norte, no Ceará, ocorre todos os anos uma grande romaria em sua homenagem.

1. Nuestra Señora de la Candelaria (em Espanhol).
2. La devoción canaria a la Virgen de Candelaria en la Venezuela colonial (em Espanhol).

Fontes:
http://www.enciclopedia.com.pt/images/Nossa%20senhora%20candeias.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Luz
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Virgem_do_Carvoeiro.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Candelaria_BW_2.JPG

Nenhum comentário: